Menu
Brasília

Hospital de Base do Distrito Federal celebra 63 anos

Maior referência hospitalar da capital federal comemora aniversário com solenidades e atividades para colaboradores

Redação Jornal de Brasília

12/09/2023 11h41

Carolina Freitas
[email protected]

O Hospital de Base do Distrito Federal completa hoje, 12 de setembro, 63 anos de existência. Nesta manhã o governador Ibaneis Rocha, o presidente do IgesDF, Juracy Cavalcante e a secretária de Saúde Lucilene Maria participaram da comemoração e reforçaram a união do sistema com foco em fortalecer a saúde pública do DF.

“Os deputados distritais tem destinado emendas importantes para o Hospital de Base, para a renovação dos andares e ampliação dos leitos. Eu tenho um carinho enorme pela área da saúde, e tenho dado exemplo diário de que a saúde aqui no DF precisa passar por uma revolução. Nós sabemos de toda dificuldade do sistema, e por isso, temos investido na saúde, e principalmente nas pessoas que fazem a saúde”, comenta do governador Ibaneis Rocha.

O evento foi marcado por homenagens, discursos e a participação especial da orquestra filarmônica de Brasília. O superintendente do HBDF, Dr. Bruno Sarmento, relembrou na celebração a história do Hospital de Base como marco na saúde pública do Distrito Federal. “O HB é grandioso desde a sua inauguração, 12 de setembro de 1960, e segue sendo a maior instituição de saúde da Região Centro-Oeste, e eu acredito que será assim por muitos anos. No HB se iniciou os primeiros programas de residência médica, pesquisas, cirúrgias cardiácas, neurológicas, ancológicas e toraxicas”, informa Sarmento.

Hospital de Base

O Hospital de Base do Distrito Federal possui uma história rica e significativa que remonta ao início da construção da capital brasileira, Brasília, no final da década de 1950. Inaugurado em 12 de setembro de 1960, sob o nome de 1° Hospital Distrital de Brasília (HDB), desempenhou um papel crucial na infraestrutura de saúde da recém-criada cidade. Desde o seu início, o hospital enfrentou desafios significativos, como a rápida expansão da população e a necessidade de se tornar uma referência em atendimento médico. Ao longo das décadas, o HDB cresceu e evoluiu, adaptando-se às demandas da comunidade e se transformando no renomado Hospital de Base do Distrito Federal que conhecemos hoje.

A instituição ganhou destaque por sua capacidade de atender casos complexos e oferecer serviços médicos de alta qualidade. O Hospital de Base do Distrito Federal tornou-se um centro de excelência em diversas áreas da medicina e um farol de esperança para pacientes de todo o Distrito Federal e regiões vizinhas. Sua história é marcada por inovação, dedicação de sua equipe e um compromisso com o bem-estar da comunidade, solidificando seu lugar como uma instituição de referência na saúde pública brasileira.

Febre maculosa e investimentos na saúde pública do DF

O governador Ibaneis Rocha, ainda no evento, comentou sobre a suspeita de febre maculosa no Distrito Federal. A paciente seria uma criança, que de acordo com familiares teria sido contaminada no jardim do Pontão do Lago Sul. Um hospital particular confirmou o caso, mas agora o Laboratório Central de Saúde Pública do Distrito Federal (Lacen-DF) analisa as amostras.

“Temos que aguardar o resultado das amostras, estamos tendo um acompanhamento bastante forte. Nós sabemos que o nosso Lago Paranoá está cheio de capivaras, e por isso estamos em estudo no Ibram para analisar o que é possível ser feito para contenção desse número absurdo de capivaras na margem do lago. Graças a Deus foi identificado com rapidez no hospital onde a criança foi atendida, tendo ficado cinco dias internada, e agora está bem”, informa Ibaneis.

Com foco no fortalecimento da saúde pública do Distrito Federal, em todos os setores, a secretária de Saúde, Lucilene Florêncio, comentou sobre a construção dos novos hospitais do Recanto das Emas, São Sebastião e o Clínico Ortopédico do Guará. “O hospital do Guará vem ao encontro da necessidade da população pelo fato da alta demanda por cirurgias de ortopedia. A nossa intenção é retirar esses pacientes que ficam nos hospitais gerais esperando por cirurgia ortopédica e direcioná-los para esse novo hospital. O do Recanto e de São Sebastião vem para suprir uma necessidade das nossas 13 UPAs que carecem dessa retaguarda dos leitos de clínica médica.”

Em nota a administração do Pontão afirmou que;

Nota de Esclarecimento

Sobre um possível caso de febre maculosa associado às áreas externas do complexo, a administração do Pontão do Lago Sul esclarece que:

Visando a segurança dos nossos colaboradores que trabalham diretamente no jardim e dos frequentadores do complexo, realizamos semanalmente atomização nas áreas ao ar livre para eliminação de possíveis focos de carrapatos. Medida que tem apresentado resultados efetivos no combate à pragas.

A Capivara é um animal silvestre e presente em toda a cidade de Brasília. Em 2021, o Instituto Brasília Ambiental (IBRAM) foi informado pelo Pontão, via notificação, sobre visitas de capivaras no complexo.

Cordialmente,

Administração do Pontão do Lago Sul

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado