Menu
Brasília

Homem mantinha mãe e familiares doentes trancados em quarto dos fundos

Além de trancar, ele praticava maus tratos e usava dinheiro das vítimas para pagar academia

Willian Matos

30/05/2019 10h50

maus tratos

Foto: Reprodução

Willian Matos
[email protected]

A equipe da Delegacia de Combate (Decrin) da Polícia Civil do DF (PCDF) prendeu em flagrante um homem de 53 anos acusado de manter a mãe, o irmão e uma idosa cuidadora trancados em quarto nos fundos da casa na qual ele mora. Além de trancar, ele praticava maus tratos e usava dinheiro das vítimas.

A mãe do rapaz tem 87 anos e é portadora de alzheimer; o irmão, 62, tem esquizofrenia e elefantíase; a terceira vítima é uma cuidadora, 77, com deficiência auditiva avançada e distúrbio mental. Eles eram mantidos no quarto dos fundos, local quente e abafado. Ao chegar, os policiais viram muita sujeira, falta de higiene, uma geladeira enferrujada, falta de alimentos — apenas algumas cenouras, fora a ausência dos medicamentos necessários.

Geladeira dos idosos com cenouras e potes/vasilhas/copos vazios. Foto: Divulgação/PCDF

Segundo a delegada-chefe da Decrin, Ângela Maria dos Santos, os três não tomavam banho há bastante tempo, o que deixava o local insalubre, com odor de fezes.

Banheiro ao qual os idosos tinham acesso. Foto: Divulgação/PCDF

Boas condições

Enquanto os três idosos sofriam no quarto pequeno, sujo, sem comida e medicamentos, o rapaz vivia de forma completamente oposta. Os policiais encontraram na casa do homem (que fica na parte da frente do lote) ambientes espaçosos, camas grandes e limpas, eletrônicos e eletrodomésticos recém-adquiridos — ainda na caixa — e suplementos relacionados a atividade física. Ele vivia sozinho no local.

Cômodo onde os idosos viviam, nada comparado à situação do homem. Foto: Divulgação/PCDF

Informações indicam que o rapaz subtraía dinheiro do irmão, que recebe benefício provindo da Lei de Assistência Social. A Polícia Civil identificou que uma conta de mais de R$ 1.600,00, da academia frequentada pelo homem, foi paga com o cartão de uma das vítimas.

Enquanto homem gastava com suplementos, idosos não tinham o que comer. Foto: Divulgação/PCDF

O autor irá responder pelos crimes de abandono de incapaz, maus tratos e retenção dos cartões bancários das vítimas. Somadas, as penas poderão resultar em até 20 anos de reclusão.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado