Pedro Wolff
pedro.wolff@jornaldebrasilia.com.br
Os motoristas de Brasília têm uma grande ajuda que vem do céu. Há cinco anos, o Núcleo de Operações Aéreas (Nuopa) do Departamento de Trânsito (Detran-DF) contribui para a boa fluidez do trânsito, monitorando de helicóptero as principais vias do Distrito Federal e orientando os motoristas sobre as melhores alternativas em caso de engarrafamentos ou interrupção de vias.
Com o lema de salvar vidas, o Nuopa pode também ser decisivo no momento de um rápido atendimento dos bombeiros. O comandante Marcus Marinho explica que, durante o monitoramento das vias, quando um acidente é detectado, a aeronave circula em torno do carro para descobrir se há vítimas. Caso haja, já aciona uma ambulância, avisando dos caminhos mais livres para chegar até a vítima. “Não tem como mensurar o benefício de uma vida preservada ou de garantir que, ao desatarmos um nó no trânsito, as pessoas possam honrar seus compromissos sem atrasos”, explica o comandante.
Segundo ele, as informações são repassadas para os motoristas de várias formas, mas principalmente pelo radiojornalismo, que orienta os motoristas sintonizados a escolherem caminhos alternativos. O monitoramento também controla os carros quebrados, bloqueando faixas de rolamento, e que, por consequência, congestionam o trânsito. Lá de cima, eles acionam uma viatura do Detran e, se necessário, um guincho. Um fato que chama a atenção do comandante é o alto número de ônibus que quebram no dia a dia, provocando congestionamentos maiores.