Menu
Brasília

Heinz é condenada por molho de tomate contaminado

Consta no processo que o produto foi comprado em agosto de 2021 com data de validade até janeiro de 2023

Evellyn Luchetta

11/04/2022 23h01

Atualizada 13/04/2022 14h15

A empresa do ramo alimentício, Heinz Brasil S.A., foi condenada, nesta segunda-feira (11), a indenizar uma consumidora que encontrou um corpo estranho no molho de tomate. A 3ª Turma Recursal dos Juizados Especiais do DF observou que o fato expôs a risco a saúde da autora.

Consta no processo que o produto foi comprado em agosto de 2021 com data de validade até janeiro de 2023. A autora conta que, após usar metade do produto, percebeu a presença de corpo estranho de cor verde escura, o que a obrigou a descartar toda a refeição. Afirma que sentiu repulsa e náusea. Pede para ser indenizada pelos danos morais sofridos.

Decisão do 5º Juizado Especial Cível de Brasília condenou o réu a pagar R$ 1.500,00 a título de danos morais. A fabricante recorreu. A empresa alega que não é possível afirmar se a autora fez uso do produto ou como fez o armazenamento. Defende que não há dano a ser indenizado.

Ao analisar o recurso, a Turma observou que as provas mostram que houve venda de produto impróprio para consumo. Para o colegiado, o fato expôs “a risco a saúde da consumidora, o que desperta sensação de repulsa (…) e desgaste emocional (…) que extrapolam a esfera do mero aborrecimento”.

No caso, de acordo com a Turma, é cabível a indenização por danos morais. Quanto ao valor, o colegiado pontuou que não há evidência de que a ré tenha agido com descaso e de tenha havido “qualquer sequela ou mal estar (mais grave) decorrente do aludido fato, sobretudo porque o produto sequer teria sido consumido”. Assim, a Turma reviu o quantum indenizatório e condenou a ré ao pagamento de R$ 800,00 a título de indenização por danos morais.

Sobre a condenação, a empresa emitiu um comunicado informando que apresentará recurso.

Veja a nota completa:

“A companhia está ciente do caso citado e apresentará recurso contra esta decisão. A empresa reforça seu compromisso com os mais elevados padrões de qualidade na produção de seus produtos, garantindo assim segurança de consumo aos seus clientes.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado