Menu
Brasília

Gustavo Rocha e Michel Temer recebem título de cidadão honorário pela CLDF 

Foram homenageados também o ex-presidente da República, Michel Temer, e o conselheiro do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), Engels Muniz

Mayra Dias

03/04/2024 21h45

Atualizada 04/04/2024 0h03

Foto: Carlos Gandra/ Agência CLDF

Na noite desta quarta-feira (3), a Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) concedeu o título de Cidadão Honorário de Brasília ao ex-presidente da República, Michel Temer, bem como ao secretário da Casa Civil do DF, Gustavo Rocha, e ao conselheiro do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), Engels Muniz. A sessão teve caráter solene e contou com a presença do governador Ibaneis Rocha (MDB), do presidente da CLDF, deputado Wellington Luiz (MDB), chefes de poderes, secretários e ministros, entre outras autoridades locais e nacionais. 

Os autores das homenagens, deputados Hermeto (MDB) e Iolando (MDB), destacaram as trajetórias de Gustavo Rocha e Engels Muniz. À frente da Casa Civil do DF, o advogado Gustavo Rocha foi ministro do Ministério dos Direitos Humanos, titular da Secretaria de Justiça e Cidadania do DF e da Secretaria Extraordinária da Pessoa com Deficiência do DF. Especialista em Direito Econômico pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), Rocha é mestre em Políticas Públicas pelo Centro Universitário de Brasília (UniCEUB). 

O também advogado Engels Muniz foi chefe de gabinete da Subchefia para Assuntos Jurídicos da Casa Civil da Presidência da República, secretário executivo e ministro interino do Ministério dos Direitos Humanos. Desde 2021, é conselheiro do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). Segundo Hermeto, além da advocacia, os exercícios em cargos públicos proporcionaram a Rocha e a Muniz a experiência necessária para executarem as atividades com excelência e “relevantes serviços prestados” à população. 

Em seu discurso, Hermeto relembrou a trajetória profissional de Gustavo e destacou sua dedicação e paixão pelo trabalho. “Para Gustavo, missão dada é missão cumprida, igual militar. Nada vale mais que sua palavra, e essa foi dada ao governador Ibaneis quando ele assumiu a Casa Civil. Hoje ele honra a confiança depositada nele, com toda competência e habilidade que lhe cabe. Seu gabinete sempre está de portas abertas, literalmente, e a disposição de todos 24h por dia, sempre pronto para ajudar e resolver os conflitos”, proclamou o distrital. “Seus colegas, e eu como parlamentar, temos nele uma referência como profissional e ser humano”, finalizou. 

Também presente, a secretária de Estado e Justiça e Cidadania do DF, Marcela Passamani, expressou as qualidades do chefe da Casa Civil. “De forma inédita e autoral, você consegue nos surpreender a cada dia, com sua habilidade, caráter e forma respeitosa e carinhosa de cuidar e tratar das pessoas. Eu aprendo muito com você nesse momento de vida pública. Você é minha referência”, disse a também esposa do homenageado. 

Por fim, o ministro do STF Dias Toffoli, Ibaneis Rocha prestaram suas homenagens. O magistrado ressaltou o trabalho de Gustavo Rocha e de Engels no Ministério dos Direitos Humanos, sem deixar de elogiar o ex-presidente também. “São pessoas extremamentes cordiais e responsáveis. Temer fez um trabalho excelente durante seu mandato. Gustavo é um resolvedor de problemas correto e firme. O DF está em excelentes mãos”, expressou. Sobre Engels, o ministro reiterou o grande futuro que ele tem pela frente. 

Ibaneis, por sua vez, reforçou a confiança que tem em Rocha. “Diante de um problema, se não vejo solução na hora, recorro ao Gustavo. Conheci ele nas idas e vindas da OAB e ao longo de todos os anos ele fez um belíssimo trabalho. Ele é meu braço direito em tudo que o GDF toca. Esses três nomes foram muito assertivos e deixo aqui minha mensagem de carinho a todos. Temer é um grande orientador e o tenho como um grande amigo. Engels também terá um futuro brilhante na advocacia”, declarou o governador. “Parabéns à Câmara Legislativa e à Brasilia que ganha mais três cidadãos”, finalizou. 

Os parlamentares também salientaram o importante papel político do correligionário Temer. Natural de Tietê (SP), Michel Temer foi procurador-geral de São Paulo, estado onde comandou a Secretaria de Segurança Pública. Na esfera nacional, exerceu mandatos como deputado federal até a vitória nas eleições de 2010 e 2014 como vice-presidente da República, ao lado de Dilma Rousseff.

Após o impeachment de Dilma, ocupou a presidência de 31 de agosto de 2016 a 1 de janeiro de 2019. Sobre este período, o deputado Iolando avalia que “Temer assumiu as atribuições presidenciais, estabelecendo como prioridade o combate à crise econômica, além da condução da política externa brasileira em período de grandes desafios internos e internacionais”. 

Ao receber o título, Gustavo Rocha agradeceu os parlamentares e destacou a importância que o DF tem em sua vida. “É uma alegria imensa estar aqui e eu devo isso aos meus pais e meus irmãos. Gostaria de falar que essa honra é ainda maior por ser ao lado de duas pessoas muito queridas. Tanto Temer quanto Engels muito me ensinaram”, começou. “Agradeço também ao meu grande amigo Ibaneis. É uma alegria fazer parte desse governo. Muito obrigada a todos”, completou.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado