Menu
Brasília

Guará mais seguro: SSP-DF inaugura central de monitoramento de imagens

Medida faz parte do processo de regionalização do videomonitoramento do DF. A instalação funciona na unidade de área da Polícia Militar do DF

Redação Jornal de Brasília

07/05/2021 18h15

A partir desta sexta-feira (7), a região administrativa do Guará passa a contar com uma Central de Monitoramento Remoto (CMR). A ação faz parte da expansão do projeto de videomonitoramento da Secretaria de Segurança Pública (SSP-DF).

A central será instalada no 4º Batalhão (16º BPM), da Polícia Militar do Distrito Federal, localizado na região. A descentralização de monitoramento de imagens integra o programa DF mais Seguro, coordenado pela pasta em conjunto com as forças de segurança.

Secretário de segurança pública do DF, Julio Danilo. Foto: Divulgação

“A região já conta com mais de 40 câmeras em funcionamento, mas, até então, as imagens eram enviadas para o Centro Integrado de operações de Brasília (CIOB), que funciona junto à SSP/DF. Com a inauguração da nova central, a região terá um local específico para monitoramento, o que contribuirá com ações de policiamento preventivo. Os operadores são policiais que conhecem a região, isso torna as ações ainda mais efetivas”, avalia o secretário de Segurança Pública, delegado Júlio Danilo.

Com tecnologia de ponta, as câmeras poderão também auxiliar com investigações conduzidas pela Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) e órgãos do Judiciário, como Ministério Público e tribunais, como explica o secretário. “O material captado pelas câmeras é encaminhado em tempo real ao 4º Batalhão, isso facilita o acesso de outros órgãos locais”.

O direcionamento mais eficiente de policiais é uma das apostas da comandante da unidade policial, tenente-coronel Karla Menezes. O acompanhamento das imagens por nossos policiais – que foram capacitados pela SSP/DF para operacionalizar os equipamentos – irá otimizar nossos atendimentos e patrulhamento na região. Desta forma, poderemos direcionar viaturas e policiais para o atendimento direcionado e mais efetivo”.

De acordo com a comandante, além do melhor direcionamento de ações, será possível fazer buscas por imagens, o que poderá facilitar em ações de buscas por suspeitos e crimes ocorridos. “Será possível ter acesso às imagens armazenadas, sendo possível a confirmação de ações criminosas”.

Definição dos locais

A definição dos locais em que os equipamentos foram instalados fazem parte de áreas de interesse permanente, definidos com base em levantamentos quem mostram o dia, horário e local com maior incidência criminal. Policiais militares e civis também contribuíram com o estabelecimento dos pontos de captação de imagens.

Além do acesso às imagens 24 horas por dia, a SSP/DF dará o apoio necessário ao batalhão. “Fizemos visitas técnicas antes da implementação desses equipamentos, o que nos permitiu entender a realidade e necessidades para operacionalização e recursos disponíveis para os policiais, que passaram por capacitação para utilizar o equipamento. Mas estaremos à disposição para eventuais dificuldades”, ressalta o subsecretário da Subsecretaria de Modernização Tecnológica (SMT), da SSP/DF, Valdevino Peixoto.

Investigação

Para o titular da 4ª Delegacia de Polícia do Guará, delegado Anderson Espíndola, o uso da tecnologia vai contribuir positivamente com a elucidação de crimes na região. “Os usos das câmeras de segurança são fundamentais na investigação e podem diminuir de forma significativa o tempo de descoberta da autoria de um crime”.

As imagens podem ser utilizadas, inclusive, em exames periciais, como explica o delegado. “Com as imagens captadas é possível, por exemplo, solicitar ao Instituto de Identificação, da PCDF, o exame para reconhecimento e confronto facial – o exame prosoprográfico – sendo possível confirmar ou eliminar o suspeito de uma ação criminosa”, completa.

Em pouco mais de dois anos, houve aumento de 64% do total de câmeras instaladas no Distrito Federal. Em janeiro de 2019, eram 584 câmeras. Atualmente, chega a 959 câmeras instaladas pela Subsecretaria de Modernização Tecnológica da SSP/DF (SMT), responsável pelo suporte tecnológico do projeto.

Redução dos crimes na região

Os seis Crimes Contra o Patrimônio (CCPs) acompanhados prioritariamente pela SSP/DF – roubos a transeunte, veículos, transporte coletivo, comércio, residência e furto em veículo – tiveram redução de 16,4% entre janeiro e abril deste ano, em comparação com o mesmo período do ano passado. “O direcionamento de nosso policiamento, com uso da Central, pode refletir em uma redução ainda maior dos crimes e otimizar ainda mais a produtividade do batalhão, aumentando a apreensão de drogas e armas”, explica a tenente-coronel Karla.

Outras ações

Somadas ao videomonitoramento, outras ações poderão contribuir com a redução criminal no Guará. “Nossos policiais conhecem muito bem a região, o que nos permite trabalhar com base no policiamento comunitário. Além disso, temos uma proximidade muito grande com comerciantes locais, inclusive disponibilizando o telefone do batalhão, o 3190-0400, mas reforçamos a importância de acionar o 190 em caso de emergência”, completa a comandante.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado