Menu
Brasília

Grupo empresarial suspeito de sonegar ICMS é alvo da PCDF

São cumpridos 17 mandados de busca e apreensão no Distrito Federal e em Goiânia-GO

Willian Matos

25/09/2019 8h26

ICMS REDE AUTOMOTIVA

Willian Matos
[email protected]

Uma empresa acusada de sonegar o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) é alvo da Polícia Civil do DF (PCDF) nesta quarta-feira (25). Nas primeiras horas do dia, a Coordenação de Combate à Corrupção e ao Crime Organizado (Cecor) deflagrou a operação Crassus, que cumpre 17 mandados de busca e apreensão no DF e Goiânia-GO.

A Divisão de Repressão aos Crimes Contra a Ordem Tributária (Dicot) e da Secretaria de Economia do DF auxiliam na operação. Segundo investigações, o grupo Nova Rede Automotiva geria outras empresas. Quando estas passavam a acumular dívidas altas, eram desmanchadas pelos acusados. Em seguida, eles utilizavam “laranjas” para abrir novos empreendimentos e seguir as atividades no mercado de peças automotivas.

Ainda de acordo com apuração da Cecor, suspeita-se de que eles praticavam os crimes desde 2013. Para cometer os delitos, eles teriam omitido informações, falsificado documentos e declarado informações falsas para enganar a fiscalização tributária.

O prejuízo causado pelo grupo aos cofres públicos seria de, aproximadamente, R$ 50 milhões — dinheiro este que poderia ser destinado a educação, segurança pública ou outras atividades de políticas públicas, como informa um dos delegados que atua no caso. As empresas privadas concorrentes também eram lesadas, uma vez que, por conta da sonegação, eles compravam e vendiam peças por um preço mais favorável, o que caracterizava uma concorrência desleal, como explica o delegado:

No DF, há 116 ações cíveis na Justiça contra o grupo. Os 17 mandados de busca e apreensão são cumpridos nas empresas vinculadas ao grupo, nas residências de pessoas apontadas como líderes, de proprietários da rede empresarial e dos executores e beneficiários do esquema. Todos poderão responder por organização criminosa e lavagem de dinheiro.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado