Menu
Brasília

Governo decreta ponto facultativo na quinta-feira

O secretário de Saúde, Osnei Okumoto, disse que na próxima semana deverão chegar à cidade 40 mil doses de vacinas

Catarina Lima

29/03/2021 18h12

A próxima quinta, véspera do feriado de sexta-feira santa, será ponto facultativo no Distrito Federal. A iniciativa do governador Ibaneis Rocha, publicada em edição extra do Diário Oficial de ontem, tem como objetivo reduzir a circulação de pessoas e aumentar o distanciamento social. No entanto, o comércio foi reaberto ontem, momento em que a taxa de ocupação de leitos de UTI é superior a 90% na rede pública e a lista de espera pelo mesmo tipo acomodação, na tarde de ontem, era composta por 384 pacientes.

“A reabertura gradual é possível sem prejudicar o atendimento hospitalar. Tudo que o governo faz é com dados da área de saúde”, afirmou o chefe da Casa Civil do GDF, Gustavo Rocha, lembrando que se houver um aumento da taxa de transmissão do coronavírus, hoje em 0,92, novas medidas restritivas podem ser tomadas. Gustavo Rocha afirmou que o toque de recolher às 22 horas continua em vigor, sem data terminar.

Turismo da vacina

O chefe da Casa Civil disse que embora não seja desejo do governador Ibaneis, o DF poderá passar a exigir comprovante de residência para vacinação, se continuar alto o número de pessoas de fora que vêm para Brasília, especialmente nos fins de semana, para se vacinar. Rocha destacou que no último fim de semana era possível ver nas filas de Drive Thru diversos carros com placas de Goiás e até de Minas Gerais.

O secretário de Saúde, Osnei Okumoto, disse que na próxima semana deverão chegar à cidade 40 mil doses de vacinas. Esses imunizantes servirão para dar continuidade à imunização das pessoas de 67 a 69 anos, concluir a vacinação dos profissionais de saúde da rede privada e, se possível, iniciar a vacinação do pessoal das forças de segurança e iniciar a imunização dos idosos de 66 anos.

Com relação a “xepa”, vacinas que sobram ao final de um dia de vacinação e não podem ser guardadas, pois os frascos já foram abertos, o secretário de Saúde esclareceu que estas são destinadas aos profissionais de segurança que participam do trabalho de vacinação nos postos da cidade.

Indagado sobre a vacinação de pessoas jovens de grupos prioritários ao invés de outras como idosos ou com comorbidades, o secretário Osnei lembrou que na cidade circula que a cepa P1 do coronavírus, que ataca pessoas jovens de forma agressiva, podendo levá-las a óbito. “Nós apresentamos ao governador o que está acontecendo, e de posse dessas informações ele toma suas decisões”, disse o secretário. Quanto à imunização dos professores, só deverá acontecer após as forças de segurança serem vacinadas. Segundo Gustavo Rocha, o secretário de Educação, Leandro Cruz, já enviou para a Secretaria de Saúde o plano de vacinação dos profissionais da educação.

Oxigênio

Osnei Okumoto informou que hoje será aberta a licitação para a construção de 15 usinas de oxigênio no DF. Antes havia sido anunciada a construção de cinco. A previsão é que as usinas fiquem prontas em 15 dias após o início da obra e passem a funcionar em 14 dias.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado