O governador Ibaneis Rocha recebeu, nesta terça-feira (4), no Palácio do Buriti, a visita da imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré, trazida pelo reitor do Santuário Nossa Senhora da Saúde, padre Rafael Souza dos Santos. O encontro abriu a programação da passagem da imagem pela capital federal, em mais um capítulo da tradição do Círio de Nazaré — uma das maiores manifestações religiosas do país, realizada há mais de 200 anos em Belém (PA).
Reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e como Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco, o Círio de Nazaré simboliza a fé e a devoção do povo brasileiro.
A chegada da imagem ao palácio foi marcada por momentos de fé. Ela foi levada até o gabinete do governador Ibaneis Rocha pelo padre Rafael e acompanhada por membros do governo, incluindo a primeira-dama Mayara Noronha Rocha e o secretário de Governo, José Humberto Pires de Araújo.
Em sua fala, Ibaneis elogiou a atuação da Igreja Católica e a celebração do Círio de Nazaré. Ele também disse que a fé é essencial para abençoar o país.
“Temos conseguido aqui — eu, a Mayara, todos os secretários, administradores e presidentes de empresa — fazer entregas realmente para a população, para a sociedade que tanto precisa. Brasília é a cidade que emana poder em todos os seus cantos, e as decisões são tomadas com profissionalismo. Então, a gente tem realmente muita força e muita fé, muita atenção à religião, para vivermos esses momentos abençoados. E pedir à Virgem de Nazaré que abençoe também os nossos congressistas e os nossos presidentes, porque o Brasil passa por um momento difícil, e nós temos que sair disso vitoriosos e unidos”, afirmou o governador Ibaneis Rocha.
Após conduzir a imagem de Nossa Senhora de Nazaré, o padre Rafael deu seu testemunho sobre fé e ajudar as pessoas. “Ter fé é alcançar e buscar aquilo que, muitas vezes, nós não vemos, mas acreditamos e esperamos. E é essa fé que nos move. Eu digo, governador, pelo testemunho que faço: quando temos fé, muita gente é alcançada — até pessoas que nem sabem o nome do governador —, mas os benefícios, quando são feitos corretamente, chegam. E não chegam para envaidecer quem os faz, mas para cuidar daqueles que mais precisam, os preferidos de Deus”, disse.
A imagem peregrina permanecerá dois dias no Distrito Federal. Ainda nesta terça, estão programadas visitas à Câmara Legislativa e à Cúria Metropolitana, seguidas de celebração de missa na Catedral de Brasília. À tarde, haverá um grupo de oração às 14h na Residência Oficial da Presidência da Câmara e do Senado. À noite, a imagem segue para Samambaia, com chegada prevista às 18h na Paróquia Maria de Nazaré, carreata pelas ruas da região e missa às 19h30 na Paróquia Santa Luzia.
As homenagens continuam nesta quarta-feira (5), com missa para parlamentares e familiares no Auditório Nereu Ramos, no Congresso Nacional, às 8h. Às 11h, haverá Sessão Solene no Plenário Ulysses Guimarães. O encerramento da programação será no Santuário Nossa Senhora da Saúde, na Asa Norte, com o Santo Terço às 17h e missa às 18h30.
A visita é uma iniciativa organizada pelo deputado federal Joaquim Passarinho, com apoio do reitor do Santuário Mariano Basílica de Nossa Senhora de Nazaré e presidente da Diretoria da Festa de Nazaré, padre Francisco Assis Felintro de Oliveira, e do diretor benemérito da Festa de Nazaré, Antonio Flavio Pereira Américo.
*Com informações da Agência Brasília