Menu
Brasília

Governador é criticado por distritais pela condução no combate à pandemia

Em meio às cobranças, o plenário prestou um minuto de silêncio em homenagem a conselheira tutelar Irailma Passos, morta aos 36 anos por Covid-19

Marcus Eduardo Pereira

06/04/2021 19h39

Foto: Myke Sena/Jornal de Brasília/Cedoc

Parlamentares da Câmara Legislativa do DF usaram a tribuna virtual na sessão remota desta terça-feira (6), para criticar a condução da crise sanitária pelo governador Ibaneis Rocha. Entre outros temas, reclamaram dos problemas na vacinação e da falta de providências para resolver o “colapso” das unidades de saúde.

O deputado Chico Vigilante (PT) usou termos como “incompetência e irresponsabilidade” para descrever a situação enfrentada pela população de 66 anos de idade que compareceu aos postos de imunização, depois de anúncio do GDF, mas o número de doses disponíveis foi insuficiente para atendê-los. Também descreveu as dificuldades enfrentadas pelas funerárias e o reajuste no preço de insumos necessários aos sepultamentos.

Já Arlete Sampaio (PT) acrescentou que, enquanto os hospitais estão “abarrotados” e falta pessoal em número suficiente para prestar um serviço de qualidade, “o governador comparece a evento com o presidente a quem declara fidelidade”. A distrital chamou a atenção ainda para uma possível falta de doses para cobrir toda a segunda etapa da vacinação, considerando o total de imunizados no DF. “Além disso, não há um gesto objetivo em relação a aquisição direta de vacinas”, completou.

Leandro Grass (Rede), por sua vez, considerou que Brasília sofre com um “vazio de liderança”. Na avaliação dele, Ibaneis Rocha “quer agradar a todos e não perder apoio político, por isso, constatamos a inexistência de metas, prazos e prioridades”. Seguindo sua análise, apontou que o governador “não foi capaz de tomar as providencias necessárias” para enfrentar os problemas. “Não existe testagem e os hospitais estão colapsados. É urgente que o governo faça alguma coisa”, apelou.

Além de lamentar os números recordes, que fazem o DF figurar entre as unidades da federação com o maior número de óbitos, Júlia Lucy (Novo) afirmou que “se houvesse um sistema que acolhesse os pacientes de forma rápida, assim que constatada a doença, muitas mortes poderiam ter sido evitadas”. A deputada disse ter ouvido relatos sobre o esgotamento das equipes de saúde e defendeu prioridade na vacinação para pessoas com comorbidades, especialmente, submetidos a tratamentos oncológicos e diálises.

Sobre esse ponto, preferência na imunização, vários parlamentares manifestaram-se. Eduardo Pedrosa (PTC) seguiu a colega e ratificou a necessidade de imunizar urgentemente esse grupo. “Não podemos deixá-los para trás em virtude da escassez dos fármacos”, argumentou. Enquanto João Cardoso (Avante) pediu pelos garis – “que recolhem, inclusive, lixo contaminado” – e pelos estagiários da área de saúde que estão na linha de frente.

Conselheiros tutelares

Lembrando o falecimento por Covid-19, nesta data, da conselheira tutelar Irailma Passos, que atuava em Taguatinga, o deputado Fábio Felix (Psol), intercedeu a favor desses profissionais, “que têm um papel fundamental nesse período, principalmente, devido às escolas fechadas”. A morte da conselheira aos 36 anos de idade, quando completava quatro meses de gravidez, também foi lamentada por outros distritais. A deputada Jaqueline Silva (PTB), ao mesmo tempo em que prestou solidariedade à família e aos amigos, reforçou a importância de priorizar a vacinação da categoria.

Emocionado, o deputado Delmasso (Republicanos) dirigiu-se à memória de Irailma Passos, que conhecia pessoalmente, e, elogiando a sua dedicação aos adolescentes, observou que “um dos maiores sonhos dela era ser mãe”. O parlamentar discorreu sobre os “dias difíceis” pelos quais vem passando com a perda de amigos para a Covid-19. Além da conselheira, homenageou Alvino Garcia, pastor da Igreja Sara Nossa Terra, e Divino Alves, ex-administrador do Guará. Por fim, sugeriu um minuto de silêncio pelas mais de 6,3 mil vítimas da pandemia no DF, que foi observado por todos.

Com informações da CLDF

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado