O governador Rogério Rosso apresentou, nesta quinta-feira (10), a nova secretária de Saúde do DF, a médica sanitarista Fabíola de Aguiar Nunes, e o titular da recém-criada Secretaria Extraordinária de Infraestrutura e Logística de Saúde, o médico Herbert Teixeira Cavalcanti. “Essas mudanças vêm se somar às outras já anunciadas, como a contratação de profissionais e descentralização financeira, e visam melhorar o atendimento à população e as condições de trabalho aos profissionais de saúde”, declarou o governador.
Ao lado da vice-governadora Ivelise Longhi, Rosso disse que a reestruturação no comando da Secretaria de Saúde é, provavelmente, a decisão mais importante de seu governo. “Além da conclusão das obras, atribuição do comitê presidido pela vice-governadora Ivelise, pretendemos resgatar a qualidade do atendimento à saúde no Distrito Federal”, afirmou. O governador disse ainda que o novo modelo de gestão da saúde terá foco na atenção à saúde básica.
A nova secretária da pasta é médica aposentada da Secretaria de Saúde. Em entrevista coletiva nesta manhã, ela afirmou que há excelentes servidores nos quadros da rede pública. “Precisamos, no entanto, motivá-los. Vamos montar uma equipe e distribuí-la em postos estratégicos para que consigamos implantar nossa filosofia de trabalho, baseada na reforma sanitária”, anunciou Fabíola Aguiar Nunes.
Com relação ao perfil de sua equipe, Fabíola disse que levará em conta critérios éticos e de competência. A secretária adiantou que vai prestigiar a Fundação de Pesquisa e Ensino em Ciências da Saúde (Fepecs), avaliada pelo Ministério da Educação como uma das melhores faculdades de Medicina do país. “Vamos propor que os estudantes de Ciências da Saúde concluam parte de suas formações na rede pública, auxiliando os profissionais e se capacitando na prática”, afirmou a secretária.