Em visita aos ministros do STF nesta quarta-feira (21), o governador do DF, Ibaneis Rocha, anunciou a construção da nova sede do 6º Batalhão da Polícia Militar do Distrito Federal (6º BPM), conhecido como Batalhão dos Poderes. O valor estimado é de R$ 69.127.242,18. A obra tem como finalidade reforçar e garantir a segurança de toda a região central de Brasília, onde estão alocadas as sedes dos Três Poderes – Executivo, Legislativo e Judiciário.
“Esse é um compromisso assumido pelo nosso governo com a segurança pública da capital. O que havia antes ali era um grupamento improvisado, que não atendia as necessidades da região central de Brasília, e agora faremos um quartel definitivo, robusto, com a garantia da segurança para toda aquela região”, destacou o governador Ibaneis Rocha.
A nova sede será construída na Quadra 4 do Setor de Administração Federal Norte (SAFN), no Plano Piloto. O complexo será erguido em uma área de 13.671,80 metros quadrados, com quatro edifícios. As instalações terão capacidade de acomodar um efetivo de até mil policiais, sendo 600 para pronto emprego.
O principal prédio vai abrigar as futuras instalações do Comando de Policiamento da Esplanada e as estruturas do Departamento Operacional da PMDF, voltadas para o gerenciamento de crises. O espaço será dotado de salas de reuniões, de videomonitoramento, de imprensa e de situação, além de contar com um segundo gabinete para o Comando-Geral e outro para o Subcomando-Geral da PMDF.
“É o batalhão que vai atender a Esplanada dos Ministérios, cuidar dos palácios e as sedes dali, com a mesma abrangência de atendimento do batalhão antigo, mas com uma estrutura moderna, com espaço para heliponto, drones, auditório e outras estruturas. Vai ser um batalhão com tecnologia, certamente um dos mais modernos do Brasil”, aponta o presidente da Novacap, Fernando Leite.
A infraestrutura contará ainda com um pátio coberto com capacidade para até dois mil homens em formatura, espaços para treinamento físico, refeitório, espaços de descompressão e interação dos profissionais que estiverem alojados, amplo estacionamento, heliponto, alojamento especial, ponto de observação e sistema de refrigeração monitorado por sensores.
Estrutura moderna
“A nova unidade, moderna e equipada, será crucial para que a Polícia Militar e toda a segurança pública do Distrito Federal possam desempenhar, da melhor forma possível, nossa atribuição de garantir a segurança de órgãos e autoridades federais e, ainda, da população que frequenta a área central da cidade”, detalha o secretário de Segurança Pública, Sandro Avelar.
Segundo o secretário de Segurança Pública, a nova sede do 6º Batalhão foi projetada de forma sustentável e servirá como base para outras unidades em eventos e manifestações na área central. “Essa nova estrutura, entregue pelo Governo do Distrito Federal, contribuirá diretamente para a melhoria da qualidade dos serviços prestados à sociedade”, analisa Sandro Avelar.
O novo quartel foi anunciado em março do ano passado, durante a inauguração da ampliação do batalhão. À época, a reforma, em caráter de urgência, foi feita em uma área de 580 metros quadrados e incluiu um refeitório com capacidade para 80 pessoas, dois dormitórios, vestiários masculino e feminino, área administrativa e estacionamento para 38 viaturas e 18 motos. A academia, que ocupava o prédio antigo, também foi totalmente reestruturada.
Sobre a licitação
A licitação, que adota o critério de menor preço, abrange uma série de atividades essenciais para a entrega da nova unidade, incluindo a elaboração dos projetos básicos de arquitetura e engenharia, a obtenção das licenças e aprovações necessárias, além da execução das obras, montagem e instalação de equipamentos e mobiliários.
A sessão pública da licitação está marcada para 30 de outubro, às 9h. Os interessados podem acessar o edital e seus anexos nos sites http://www.licitacoes-e.com.br e http://www.novacap.df.gov.br. Para mais informações, é possível entrar em contato pelos telefones (61) 3403-2321 ou (61) 3403-2322, ou pelo e-mail [email protected].
*Com informações da Agência Brasília.