Menu
Brasília

GDF volta atrás em circular que suspendia cirurgias

O documento foi retirado depois de já ter sido enviado para unidades de saúde

Catarina Lima

23/03/2021 18h37

A repercussão da circular 55/2021, assinada pelo subsecretário de Assistência à Saúde, Petrus Sanches, suspendendo cirurgias cardiovasculares, de transplantes e oncológicas causou tanta resistência entre os profissionais de saúde do DF que acabou voltando à fase de análise na madrugada de hoje, menos de 24 horas depois de ter sido enviada às regionais de saúde de Brasília.

O documento argumentando a gravidade da pandemia de coronovírus suspendia cirurgias devido ao risco de contágio da covid-19; determinava o fechamento dos ambulatórios de assistência secundária à saúde; orientava o remanejamento de especialistas para o combate à pandemia, entre eles dentistas e anestesistas e a recomendava a suspensão de licenças-prêmios de servidores da Secretaria.

A meia noite de hoje, por meio de nota, a Secretaria de Comunicação Social do GDF informou que a circular n.º 55 trata de medidas para mitigação das dificuldades no atendimento ao paciente portador de Covid-19, e é um documento em fase de análise no ambiente técnico da pasta e que ainda está em processo de validação pelo gabinete do secretário de Saúde, Osnei Okumoto.

Embora a nota oficial afirme que o documento ainda estava em fase de análise, o mesmo já havia sido mandado para regionais de saúde. Na entrevista coletiva desta terça (23), o secretário Osnei Okumoto voltou a dizer que o documento ainda está em análise. Segundo ele, essa foi a explicação para a circular já ter sido enviada às unidades de saúde.

“No processo de validação pelo gabinete, serão ouvidas as demais áreas técnicas da secretaria, inclusive os superintendes das Regiões de Saúde e Unidades de Referência Distrital. Numa etapa posterior, o documento será apresentado ao Governo do Distrito Federal para validação final e divulgação à população, inclusive em entrevista coletiva à imprensa, como tem sido feito quase diariamente, concluiu o GDF em sua nota.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado