O Governo do Distrito Federal (GDF) vai transferir o Centro Pop da Asa Sul para um novo endereço. A decisão foi anunciada na última segunda-feira (15) pela governadora Celina Leão, após reunião com secretários de diversas áreas para discutir medidas integradas de atendimento à população em situação de rua.
Segundo a governadora, a mudança busca garantir a continuidade do acolhimento social em um espaço mais adequado, sem comprometer a segurança da região. Celina Leão afirmou que a determinação dada às equipes é escolher um local que mantenha o atendimento à população vulnerável e permita a continuidade de encaminhamentos para políticas públicas de assistência social, saúde e reinserção no mercado de trabalho.
Além da transferência do Centro Pop, o governo discutiu a implementação de um cadastro integrado da população em situação de rua, reunindo informações de diferentes órgãos para permitir atendimentos mais precisos e articulados. A ferramenta será desenvolvida com apoio da área de tecnologia do GDF e deve facilitar o cruzamento de dados entre assistência social, saúde, segurança pública e justiça.
Outro eixo tratado na reunião foi o projeto de lei encaminhado pelo GDF à Câmara Legislativa sobre acolhimento humanizado e internação involuntária em situações excepcionais previstas em lei. A proposta busca estruturar protocolos de atendimento para pessoas em situação de extrema vulnerabilidade, especialmente aquelas com dependência química severa ou comprometimento da capacidade de decisão.
Participaram da reunião representantes das secretarias de Saúde, Desenvolvimento Social, Justiça e Cidadania, Segurança Pública, Governo e Proteção da Ordem Urbanística, além da Casa Civil e da área de tecnologia do GDF. A expectativa é que, em breve, seja anunciado o novo endereço do Centro Pop e os próximos passos da reestruturação da política de atendimento à população em situação de rua no Distrito Federal.