Garantir competitividade, segurança e agilidade. Esses foram os objetivos do Governo do Distrito Federal (GDF) ao renovar a operação da modalidade pré-paga no aplicativo Táxi Legal, permitindo que os passageiros saibam o valor da corrida antecipadamente. Com isso, os motoristas têm condições de atuar de modo equânime com as operadoras privadas de transporte individual de passageiros.
A autorização do uso do aplicativo para o serviço pré-pago havia vencido, o que impossibilitava o oferecimento da modalidade nas regiões do Aeroporto Internacional de Brasília e da Rodoviária Interestadual de Brasília. A autorização foi renovada pela Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob-DF) e tem efeito imediato.
O aplicativo foi lançado em 2020 e conferiu mais comodidade aos taxistas, que não precisam mais aguardar as corridas nos pontos específicos. Para os passageiros, a ferramenta representa mais agilidade e conforto no uso do serviço.
Para a vice-governadora Celina Leão, a medida garante a atuação desses profissionais, que têm se dedicado a melhorar cada vez mais os serviços prestados à população. “A renovação dessa autorização permite que os taxistas trabalhem com dignidade, segurança e comodidade. Como poder público, temos que fazer a nossa parte para apoiar o trabalho desses profissionais, que gera renda e garante o sustento de suas famílias, além de assegurar que a nossa população seja bem atendida com opções de transporte de qualidade”, afirma.
O secretário de Transporte e Mobilidade Urbana, Zeno Gonçalves, destaca que a renovação do serviço pré-pago é importante sobretudo para os taxistas da região do aeroporto e da rodoviária interestadual. “A ferramenta permite que esses profissionais voltem a ter condições de atender os passageiros com mais agilidade e segurança, dando a possibilidade de atuar com mais competitividade no transporte individual de passageiros”, ressalta.
O presidente do Sindicato dos Permissionários de Táxis e Motoristas Auxiliares do DF (Sinpetaxi), Sued Silvio, afirma que a renovação é motivo de celebração para a categoria. “Agora, a gente volta a competir, mostrar os nossos serviços, que são tradicionais, com carros bons e limpos. Nós voltamos a fazer mais corridas e a ter esperança. Agradecemos ao governador Ibaneis Rocha e à vice-governadora Celina Leão, pois estamos nos reinventando com apoio do poder público”, enfatiza.
Além do serviço pré-pago, o aplicativo também faz a gestão das filas de táxis que aguardam passageiros. A organização desobriga os profissionais de ficarem ininterruptamente nas filas ou nos pontos de táxi aguardando as corridas. Já os passageiros, além de poderem solicitar o transporte individual pelo aplicativo, podem optar pelas versões do taxi econômico, bagagem ou convencional. Atualmente, o Distrito Federal conta com 3.400 taxistas.
*Com informações da Agência Brasília