Por Isabele Mendes
A governadora do Distrito Federal, Celina Leão, cumpriu agenda oficial nesta quinta-feira (30) com foco em políticas públicas voltadas à qualificação profissional de jovens. A chefe do Executivo participou da solenidade de prorrogação das ações do programa Pró-Jovem Digital, em parceria com a ONG Líderes do Brasil, no Salão Branco do Palácio do Buriti.
A iniciativa tem como objetivo ampliar o acesso de jovens em situação de vulnerabilidade a cursos de capacitação na área de tecnologia, promovendo inclusão digital e preparando os participantes para o mercado de trabalho. O programa já formou centenas de alunos em regiões administrativas do DF, como Estrutural e Samambaia, com foco em competências práticas e inovação, com cursos nas áreas de empreendedorismo, marketing digital e Inteligência Artificial.
Na segunda etapa do projeto, é esperado atender cerca de 1500 jovens em 14 cidades do entorno. “Capacitar esses jovens é criar oportunidade para todos eles”, afirma a governadora do Distrito Federal.
Com o objetivo de transformar Brasília em uma Capital digital, Celina Leão afirma que irá soltar um decreto para que todo ato do governo seja um ato digital, ou seja, obrigando que todas as secretarias do governo saiam do sistema analógico e passem para o sistema digital. “Isso vai dar transparência e rapidez. Será um diferencial do nosso governo”. A expectativa é de que o decreto seja divulgado nos próximos dias.
Estiverem presentes na solenidade o Presidente da ONG Líderes do Brasil, o Secretário da Família, o Secretário do Governo e a Secretária da Juventude.