Menu
Brasília

GDF atualiza medidas de restrição no Diário Oficial

Com a publicação no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF), o chefe do Poder Executivo local prorroga o período de lockdown na capital candanga.

João Paulo de Brito

19/03/2021 20h08

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB) atualizou nesta sexta-feira as medidas restritivas impostas no enfrentamento da pandemia da Covid-19. Com a publicação no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF), o chefe do Poder Executivo local prorroga o período de lockdown na capital candanga, até o dia 29 de março.

Confira a atualização aqui.

A decisão já havia sido anunciada por Ibaneis, em sua rede social do Twitter. Nesta atualização, o governo local detalhou quais serão os horários em que setores da socidade poderão atuar, sem que resultem em aglomerações do sistema de transporte público. Outro ponto destacado é referente a comercialização de bebidas alcoólicas, que está proibida após o período das 20h. Ateriormente, a venda destes produtos estava premitida até as 22h.

“Assinei agora decreto que será publicado em edição extra do Diário Oficial com a prorrogação por mais uma semana das medidas de restrição em rigor. A partir de segunda (29), se não houver uma piora nos índices de COVID, começaremos a liberar os setores hoje prejudicados. Depois do dia 29, vamos intercalar os horários das atividades de comércio e serviços p/ conseguirmos diminuir a circulação de pessoas no transporte coletivo. É um decreto bem detalhado. Reforço que isso só ocorrerá a depender dos índices de Covid até dia 28.”

Além disso, o governador destacou que novos leitos de UTI serão entregues na semana que vem.

“Até o dia 4 de abril, deveremos ter mais 220 leitos de UTI para pacientes de Covid. O esforço do
@Gov_DF para oferecer tratamento para o maior número de pessoas continua, mas é preciso ter o apoio de toda a população: use máscara, álcool gel e mantenha distância.”

Histórico

Devido o aumento do número de casos e mortes em decorrência da pandemia da Covid-19, o chefe do Poder Executivo local havia decretado lockdown no dia 8 de março. A determinação estabelecia que o horário de funcionamento de atividades comerciais não essenciais só pudessem ser realizadas entre as 5h e 22h. Após esse período, a circulação de pessoas somente estaria permitida, caso fossem questão de saúde. Além disso, a venda de bebidas alcoólicas estaria proibida. A determinação se encerraria no dia 15 de março.

Como as taxas de ocupações de leitos de UTIs não diminuiam, Ibaneis Rocha estendeu o período de lockdown até a próxima segunda-feira (22). Isso porque, a capital candanga ainda apresentava lotação na rede pública de saúde. E, mesmo que a atual determinação não tenha terminado, o governador decidiu novamente prorrogar o prazo, que vai até o dia 19 de março.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado