Menu
Brasília

GDF assume em julho gestão do transporte do Entorno

A Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob) ficará responsável por 396 linhas de ônibus que ligam Brasília ao entorno da cidade

Redação Jornal de Brasília

16/06/2021 16h34

Foto: Joel Rodrigues/Agência Brasília

O Governo do Distrito Federal (GDF) ficará responsável, a partir de 8 de julho, de gerir e fiscalizar o serviços de transporte rodoviário interestadual semiurbano de passageiros do Entorno. A decisão foi da Agência Nacional de Transporte, que transfere ao governo autorizações de sete operadoras.

A Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob) ficará responsável por 396 linhas de ônibus que ligam Brasília as cidades de Águas Lindas de Goiás, Cidade Ocidental, Formosa, Girassol, Luziânia, Mansões Marajó (Cristalina), Monte Alto (Padre Bernardo), Novo Gama, Planaltina, Santo Antônio do Descoberto e Valparaíso de Goiás.

As autorizações serão mantidas até a próxima licitação. No novo Plano de Outorga, ou seja, licitação, o GDF poderá fazer modificações estruturais no sistema semiurbano. Segundo o secretário de Transporte e Mobilidade, Valter Casimiro, essa medida possibilitará a otimização do sistema, tornando as viagens mais confortáveis para os usuários.

“Nós já autorizamos que algumas linhas transitem pelas faixas exclusivas e no corredor do BRT, e já estendemos algumas linhas que antes só atendiam o DF para que atendam também as cidades goianas próximas da fronteira”, afirmou. Após a conclusão da transferência, serão iniciados os serviços de fiscalização e o planejamento das linhas.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado