Menu
Brasília

GDF anuncia segunda etapa da regularização de energia no 26 de Setembro

Obra de R$ 12 milhões vai ampliar e modernizar a rede para mais de 6 mil famílias, com substituição de ligações clandestinas e instalação de novos equipamentos.

Redação Jornal de Brasília

25/06/2026 15h10

Investimento de 12 milhões gdf energia

Foto: Paulo H. Carvalho/ Agência Brasília

A governadora Celina Leão anunciou nesta quinta-feira (25) a segunda etapa da regularização do fornecimento de energia no Assentamento 26 de Setembro, no Distrito Federal. A intervenção terá investimento de R$ 12 milhões, em parceria com a Neoenergia Brasília, e deve beneficiar mais de 6 mil famílias.

A obra integra o processo de substituição de ligações clandestinas por uma rede regularizada e dimensionada para atender à demanda da região. Segundo o governo e a concessionária, o projeto prevê a instalação de novos postes, cabos e transformadores, além da implantação de medidores individuais e do cadastramento dos moradores junto à distribuidora.

De acordo com Frederico Candian, presidente da Neoenergia, os trabalhos devem durar cerca de seis meses. Ele afirmou que serão instalados quase mil postes e cerca de 200 transformadores, com atendimento previsto para mais de 25 mil pessoas ao longo do período de junho até dezembro, quando as obras estarão em execução.

A nova etapa dá continuidade a uma intervenção iniciada no ano passado, quando o GDF investiu R$ 2,2 milhões na regularização do Trecho 1 do Assentamento 26 de Setembro, abrangendo as ruas 1 e 1/2 até o tronco paralelo à DF-001. Na ocasião, mais de 1,8 mil famílias foram beneficiadas.

O projeto faz parte do programa Energia Cidadã, desenvolvido pela Neoenergia em parceria com o Energia Legal, do GDF. Nos últimos cinco anos, a iniciativa já garantiu acesso à energia regularizada para mais de 52 mil famílias no Distrito Federal e beneficiou cerca de 156 mil pessoas. A previsão é de ampliação do programa até 2029 para levar energia segura e regularizada a outras 40 mil famílias em diferentes regiões do DF.

Moradores relatam que a regularização deve reduzir os problemas com quedas frequentes de energia, queima de equipamentos e prejuízos dentro de casa. Celina Leão também afirmou que a nova rede é parte do processo de criação da Colônia Agrícola 26 de Setembro como região administrativa, e que a regularização fundiária e as ações de infraestrutura reforçam a consolidação da comunidade.}

*Com informações da Agência Brasília

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado