Menu
Brasília

GDF amplia leque de vacinação para grupo com comorbidades

Entre os dias 4 e 5 de maio, é a previsão da Saúde para o início da imunização de grávidas, hipertensos e outros

Redação Jornal de Brasília

29/04/2021 15h37

Foto: Valerie Macon/AFP

Cezar Camilo
redacao@grupojbr.com

A imunização para aqueles dentro do grupo de comorbidades já tem previsão de início e sistema de cadastramento próprio para acesso ao imunizante. Segundo o coordenador do Comitê de Operacionalização da Vacinação contra a covid-19 no Distrito Federal, o subsecretário de Vigilância em Saúde, Divino Valero, a expectativa de começar a nova fase está para os dias 4 e 5 de maio – entre terça e quarta-feira da semana que vem – quando deve-se completar a imunização dos idosos com 60 e 61 anos de idade.

O pré-cadastro no site https://vacina.saude.df.gov.br/ já pode ser realizado a partir desta sexta-feira (30). Ele serve, principalmente, para aquelas pessoas que ainda não estão cadastradas no sistema da Saúde, pela plataforma do SUS-DF.

“Nós acreditamos que a vacinação do grupo de 60 e 61 anos deve ir até terça-feira (3), todas as pessoas desse segmento devem se vacinar até a próxima quarta (4), no máximo. É o prazo para obter mais doses e uma orientação técnica do Ministério da Saúde para qualificação destes grupos com maiores chances de complicação no quadro de doença”, disse Valero ao Jornal de Brasília nesta quinta-feira (29).

Segundo o chefe da SVS-DF, ainda há previsão de 5 mil doses da vacina Pfizer advindas do governo federal para a próxima semana. A SES-DF recebeu cerca de 62 mil doses nesta quinta-feira (29). Destas: 2.237 para agentes de segurança e 1.171 são destinadas para a aplicação da segunda dose – a chamada D2. O restante foi destinado à primeira parte da imunização do grupo de 60 e 61 anos, com vacinação prevista para iniciar nesta sexta-feira (30) – são 56.750 neste segmento, segundo levantamento da Codeplan.

“A gente só avança com a aquiescência do Ministério da Saúde. Até porque se não tivermos vacinas para a segunda dose, a culpa é deles. Só fazemos o que é recomendado pelo governo federal”, ressaltou o chefe do comitê de vacinação do DF, Divino Valero.

A Secretaria de Estado de Saúde do Distrito (SES-DF) apresentou, nesta quinta-feira (29), a plataforma que vai organizar a aplicação das doses. O pré-cadastro já vai estar disponível a partir desta sexta-feira (30), é a etapa inicial para confirmar o registro. Na semana que vem, a pasta vai abrir as listas de vacinação para a primeira fase de vacinação do novo grupo.

“Quem tiver dificuldade em fazer o cadastramento, as unidades básicas de saúde estão disponíveis para ajudar. Também temos um plano C: faremos um formulário físico para as pessoas possam preencher e nosso pessoal vai fazer a informatização”, destacou o secretário Osnei Okumoto.

Segundo Gustavo Rocha, chefe da Casa Civil do GDF, a confirmação definitiva do início da nova fase de vacinação depende da chegada das novas doses previstas. “Sempre dissemos que o início dessa nova fase seria assim que terminássemos as faixas etárias de idosos. Agora vamos nos organizar para começar.”

“Fomos a única unidade que não usou D2 como D1, isso serve para tranquilizar as pessoas que tomaram a primeira dose que eles têm a segunda dose assegurada. Lembrando que começamos a exigir o cartão de vacinação do DF, para não ter caso de faltar para a população do DF caso haja uma alta demanda”, ressaltou o chefe da Casa Civil do DF.

O Ministério da Saúde publicou uma nota técnica, nesta quarta-feira (28), com as diretrizes da vacinação da Covid-19 para o grupo das comorbidades, o próximo a ser contemplado pelo Plano Nacional de Imunizações. As comorbidades são pessoas que têm alguma doença ou agravo prévio, tornando-as mais vulneráveis às complicações da doença.

As diretrizes adotadas pelo DF foram divididas em duas partes:

Fase 1

Dia 4 a 6 de maio:

  • Pessoas com síndrome de down maiores de 18 anos (900 atendimentos previstos);
  • Pessoas com doenças renais que fazem tratamento por diálise maiores de 18 anos (1.500 atendimentos previstos);
  • Gestante e puérperas (passaram há menos de 45 dias pelo parto) e têm alguma comorbidade, maiores de 18 anos (3.705 atendimentos previstos);
  • Pessoas com deficiência permanente cadastradas no programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC) de 55 a 59 anos (22.380 atendimentos previstos);

Dia 7 a 8 de maio:

  • 59 anos com comorbidades (expectativa de atender 5.498 pessoas);

Dia 10 a 11 de maio:

  • 58 anos com comorbidades (expectativa de atender 5.798 pessoas);

Dia 12 a 13 de maio:

  • 57 anos com comorbidades (expectativa de atender 6.092 pessoas);

Dia 14 a 15 de maio:

  • 56 anos com comorbidades (expectativa de atender 6.373 pessoas);

Dia 17 a 18 de maio:

  • 55 anos com comorbidades (expectativa de atender 6.643 pessoas);

Fase 2

  • Será aberta a vacinação para demais pessoas com comorbidades, pessoas com deficiência permanente cadastradas no BPC e gestantes e puérperas independentemente de condições pré-existentes e divididas por idade, assim como ocorre no grupo dos idosos.
  • Após completar a faixa das pessoas de 55 a 59 anos, inicia-se a aplicação nas pessoas com 50 a 54 anos, depois 45 a 49 anos e assim por diante, até os 18 anos. A SES-DF pode alterar as datas caso as novas remessas do medicamento não cheguem no tempo previsto.

Critérios

  • Pessoas com doença renal crônica dialítica e gestantes com comorbidade – caso não estejam cadastradas no SUS-DF – devem comprovar a condição de risco (comorbidade), conforme recomendações do PNO (exames, receitas, relatório médico, prescrição médica, etc). A Secretaria de Assistência Social deverá fornecer a lista nominal dos pacientes pessoas com deficiência permanente cadastrados no Benefício de Prestação Continuada (BPC) para o recebimento das vacinas.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado