Menu
Brasília

GDF abrirá, no sábado, agendamento para vacinação de pessoas acima de 41 anos

Última faixa etária contemplada na ordem de vacinação foram as pessoas acima de 44 anos

Redação Jornal de Brasília

08/07/2021 16h07

Foto: Joel Rodrigues/Agência Brasília

Mateus Souza
[email protected]

Na coletiva de imprensa sobre as ações do Governo do Distrito Federal (GDF) de combate à pandemia, nesta quinta-feira (8), o secretário da Casa Civil, Gustavo Rocha, afirmou que o agendamento de pessoas acima de 41 anos para vacinação contra a Covid-19 começa no sábado (10). Em seu perfil oficial no Twitter, o governador, Ibaneis Rocha, também anunciou a vacinação do grupo. A vacinação do público alvo deverá ocorrer na segunda-feira (12).

Foto: Reprodução/Twitter

A última faixa etária contemplada na ordem de vacinação foram as pessoas acima de 44 anos. Na tarde desta quinta-feira (8), o governador explicou que as pessoas acima de 41 anos poderão agendar a vacinação a partir das 10h de sábado (10).

Durante a coletiva com os secretários de Saúde, Osnei Okumoto, e da Casa Civil, Gustavo Rocha, também foi anunciado que o Distrito Federal receberá mais vacinas nesta sexta-feira (8).

Segundo os secretários, o GDF possui 3.698 doses de vacinas que serão utilizadas para o grupo acima de 41 anos. As vacinas que chegarão amanhã (sexta-feira) também serão utilizadas para atender ao grupo.

Até agora, o GDF recebeu 1.830.250 doses de vacinas para doses um e dois. Desse total, 1.620.352 foram distribuídas e 1.433.256, aplicadas. Vale lembrar que o GDF não aplica dose dois como dose um, pois há risco do Ministério da Saúde não entregar as vacinas a tempo e atrasar o cronograma de vacinação.

Rocha explicou ainda que as pessoas que foram vacinadas com a primeira dose em outros entes federativos poderão receber a segunda dose no Distrito Federal, desde que a idade corresponda ao público alvo da vacinação.

Relatório

Atualmente, a taxa de transmissão está em 0,91, e o Distrito Federal tem 6.838 casos ativos de coronavírus. Nas últimas 24h, não foram registrado óbitos da doença. A lista de espera de leitos para Covid possui seis pessoas, mas há 51 leitos vagos, o que representa uma taxa de ocupação de 73,58%. A lista de espera também é integrada por pessoas que aguardam o resultado do teste de Covid-19. Há também 173 leitos vagos com suporte para ventilação pulmonar e 127 ocupados, representando uma taxa de ocupação de 42%.

Com relação aos leitos gerais, há 77 pessoas na lista de espera e 27 leitos vagos. De acordo com o secretário de Saúde, os leitos vagos para Covid-19 estão sendo remanejados para os leitos gerais, a fim de zerar a lista de espera.

Reforços

Devido ao crescimento da carga de trabalho para os profissionais de saúde, o secretário de Saúde, Osnei Okumoto, informou que o GDF irá contratar novos funcionários em regime temporário. São ofertadas 50 vagas para médicos, 60 vagas para enfermeiros e 100 vagas para técnicos de enfermagem.

Ao todo, foram registradas as inscrições de 70 médicos, 4.703 enfermeiros e 6.258 técnicos de enfermagem. O resultado sairá em 13 de julho, e em 26 de julho ocorrerá a contratação.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado