Menu
Brasília

Gamiverse transforma jovens em protagonistas da tecnologia e dos games no DF

Evento reúne estudantes de 16 polos do Gamifica em três dias de campeonato de e-sports, exposição de jogos desenvolvidos pelos alunos e palestras gratuitas

Redação Jornal de Brasília

06/11/2026 16h24

gamiverse

Foto: Divulgação/Secti-DF

Brasília vai se transformar em uma arena de criatividade, inovação e talento jovem. Entre os dias 16 e 18 deste mês, estudantes da rede pública do Distrito Federal participam do Gamiverse, evento que celebra os resultados do Gamifica – Tecnologia em Jogos, projeto da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti-DF), executado pelo Instituto de Bombeiros de Responsabilidade Social (Ibres).

Durante três dias, o Millennium Convention Center, na Ascade, recebe campeonatos de e-sports, palestras e uma mostra de jogos desenvolvidos pelos próprios alunos. A programação é gratuita e aberta ao público, das 9h às 16h, com transmissão das competições pelo YouTube.

“Queremos que os jovens percebam que a tecnologia vai muito além do entretenimento. Ela abre portas para o conhecimento, à criatividade e novas possibilidades profissionais. É fundamental oferecer oportunidades para que esses talentos sejam descobertos, desenvolvidos e valorizados”, destaca o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do DF, Rafael Vitorino.

Competição reúne estudantes de 16 polos

As disputas são exclusivas para alunos do Gamifica, com representantes dos 16 polos do projeto. A programação começa no dia 16, com Brawlhalla, segue no dia 17 com Valorant e termina no dia 18, com Free Fire. Os vencedores de cada modalidade receberão premiações, enquanto as escolas participantes poderão acompanhar e torcer pelos colegas.

Criatividade que pode virar profissão

O Gamiverse também dará visibilidade aos trabalhos desenvolvidos durante a formação. O público poderá conhecer protótipos de jogos produzidos na plataforma Unity, projetos de design que apresentam histórias, personagens e regras dos games, além de estratégias de marketing elaboradas pelos estudantes. A programação inclui palestras sobre tecnologia e mercado de games, aproximando os jovens das oportunidades profissionais do setor.

Mais do que ensinar a jogar, o Gamifica estimula os estudantes a criar, desenvolver projetos e descobrir novas habilidades. O projeto oferece formação gratuita em tecnologia para jovens de 12 a 29 anos, especialmente da rede pública, e alcança as 35 regiões administrativas do DF por meio de 16 polos fixos e carretas tecnológicas itinerantes.

As formações contemplam Desenvolvimento de Jogos Eletrônicos, Design de Jogos Eletrônicos e Marketing Aplicado a Jogos Eletrônicos. Além de ampliar o acesso à tecnologia, a iniciativa incentiva o protagonismo juvenil, o trabalho em equipe, a disciplina e a integração entre escolas e comunidades.

Ao conectar educação, inclusão digital e economia criativa, o Gamiverse reforça o compromisso da Secti-DF com a formação de novos talentos e a criação de oportunidades para que jovens do Distrito Federal também possam construir o futuro da tecnologia.

SERVIÇO
Gamiverse – Tecnologia em Jogos

Data: 16, 17 e 18 deste mês

Horário: das 9h às 16h

Local: Millennium Convention Center – Ascade, Asa Sul, Brasília (DF)

Entrada: gratuita e aberta ao público. A competição é exclusiva para alunos dos 16 polos do Gamifica.

Informações: campeonato transmitido ao vivo pelo YouTube, no canal @GamificaBrasil. Novidades pelo Instagram @gamificatecdf.

*Com informações da Secti-DF

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado