Menu
Brasília

Galeria dos Estados vai ganhar novo visual para o 4º Encontro do Graffiti

Cem grafiteiras e grafiteiros serão selecionados para trabalhar em ação da Secec, no Setor Comercial Sul, entre os dias 10 e 20 de dezembro

Redação Jornal de Brasília

10/11/2020 16h16

Fotos: Vinícius de Mello / Agência Brasília

O edital de chamamento público que vai escolher 100 grafiteiras e grafiteiros para trabalhar no Encontro do Graffiti 2020 foi fivulgado pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal (Secec), nesta terça-feira (10). O evento está previsto para acontecer entre os dias 10 e 20 de dezembro, na Galeria dos Estados, localizada no Setor Comercial Sul. A ação vai investir R$ 150 mil e é parte do projeto de revitalização do local por meio da arte urbana.

“Reinaugurada, a Galeria dos Estados é um ponto vivo do nosso Centro. Ali, pulsam vidas. Levar a arte do grafite aos seus muros é trazer aos olhos a alma dessa cidade diversa”, destacou o secretário de Cultura e Economia Criativa, Bartolomeu Rodrigues.

Com inscrições abertas a partir desta terça-feira (10) e até o próximo dia 23, o certame vai selecionar artistas que moram no Distrito Federal ou Entorno que comprovarem, por meio de portfólio ou currículo, o desenvolvimento de, pelo menos, uma intervenção artística em muros, paredes, painéis e tapumes, entre outros. Com dois dias para executar o trabalho, cada grafiteiro selecionado fará uma intervenção artística de tema livre em uma área de 10m² a 20m² da Galeria dos Estados e receberá o cachê de R$ 1.500.

Diante do período de pandemia, os artistas selecionados cumprirão as normas recomendadas pelas autoridades de saúde. Para além de receberem os devidos suportes de higiene, equipamentos de proteção individual e de segurança, os grafiteiros atuarão em modo de revezamento, a fim de garantir o distanciamento social.

O Encontro de Grafite 2020 também conta com o apoio da Administração do Plano Piloto, garantindo uma nova lógica de uso dos espaços públicos da cidade, a partir da intervenção na Galeria dos Estados. “Estamos empenhados em promover ocupação cultural em todo o setor. A Galeria dos Estados também será uma grande galeria de arte urbana a céu aberto. Que a iniciativa se estenda a outras paredes do DF.” celebrou administradora regional do Plano Piloto, Ilka Teodoro, cuja RA vai custear as tintas para ação dos grafiteiros selecionados no edital da Galeria dos Estados.

Elaborado pela Subsecretaria de Economia Criativa da Secec, o 4º Encontro de Graffiti faz parte da série de iniciativas da pasta para fomentar a cultura nos espaços públicos do DF, além de proporcionar o intercâmbio artístico-cultural e incentivar o empreendedorismo no movimento. O evento também contribui para o fortalecimento da Política de Valorização do Grafite no Distrito Federal e Entorno.

À frente da iniciativa, a subsecretária de Economia Criativa, Érica Lewis, aponta que o certame é uma oportunidade de impulsionar o interesse e dar visibilidade à arte urbana, além de contribuir para a ressignificação do território, sob a perspectiva da economia criativa. “O Encontro de Graffiti democratiza o acesso à cultura e valoriza o trabalho dos grafiteiros e da cultura hip hop presente no DF”, afirmou.

Érica Lewis lembra, ainda, que grandes cidades do mundo passaram por esse processo e conseguiram resgatar a identidade local, tornando-se grandes polos turísticos. “É o caso de Miami e Nova York, por exemplo, que conseguiram recuperar bairros inteiros com a arte urbana e que se transformaram”, diz.

Serviço:

4º Encontro do Graffiti – Galeria dos Estados

Inscrições: 10 a 23 de novembro de 2020

Perguntas frequentes do Edital Graffiti

Informações:

E-mail: [email protected]

Telefone: 3325-6267 ou 99255-0375

As informações são da Agência Brasília

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado