O Governo do Distrito Federal (GDF) ajustará o funcionamento de seus serviços durante o feriado do Dia do Trabalhador, nesta sexta-feira (1º de maio). Serviços essenciais, como emergências de saúde e segurança, continuarão operando ininterruptamente, enquanto outros órgãos administrativos estarão fechados.
No transporte público, os ônibus seguirão a tabela horária de domingo, com reforço nas linhas para a Rodoviária do Plano Piloto devido a eventos como o Festival Micarê e Festival Boma. O Metrô-DF operará das 7h às 19h. Pelo programa Vai de Graça, a população terá acesso gratuito a ônibus e metrô na sexta-feira e no domingo.
Na área de saúde, urgências e emergências hospitalares, UPAs, Samu (192) e Casa de Parto de São Sebastião funcionarão 24 horas. Unidades básicas de saúde (UBSs) e centros de especialidades odontológicas (CEOs) estarão fechados na sexta, mas urgências odontológicas em hospitais como Hran, HRG e HRT atendem em horários específicos. Caps tipos III e AD III operam 24h, enquanto outros Caps fecham. Farmácias de Alto Custo e ambulatórios não abrem no feriado. Imunizações ocorrem no sábado em locais indicados pela SES-DF.
Para lazer, o Jardim Botânico de Brasília abre das 9h às 17h com entrada gratuita, assim como o Zoológico de Brasília das 8h30 às 17h. Todos os parques ecológicos administrados pelo Instituto Brasília Ambiental funcionarão normalmente, com horários variando entre 6h e 22h, dependendo da unidade.
No trânsito, postos do Detran-DF e guichês no Na Hora fecham, mas serviços digitais e fiscalização continuam disponíveis. A limpeza urbana, incluindo SLU, URE, ASB e papa-entulhos, opera normalmente, com coletas seguindo o cronograma.
Serviços para mulheres, como Casa da Mulher Brasileira e Casa Abrigo, oferecem atendimento 24h, enquanto Ceams e Espaço Acolher fecham. Na Justiça e cidadania, não haverá atendimento presencial no Na Hora, Conselhos Tutelares e núcleos de Direito Delas na sexta; demandas urgentes podem ser registradas pelo 125 ou 98382-0130.
Bancos, agências do trabalhador, lojas da Neoenergia Brasília e atendimento presencial da Caesb estarão fechados. Restaurantes comunitários, exceto Riacho Fundo II, oferecem refeições gratuitas. A Novacap mantém plantão emergencial para manutenção arbórea das 7h às 19h.