Menu
Brasília

Força-tarefa de voluntários controla incêndio na Chapada

O fogo atingiu a vegetação na última segunda-feira (12) e de acordo com a ONG Rede Contra o Fogo mais de 400 hectares de Cerrado foram queimados no incêndio florestal

Guilherme Gomes

15/07/2021 15h00

Foto: arquivo pessoal

Após os esforços de 16 voluntários e moradores de São João d’Aliança (GO), o incêndio de grandes proporções, que consumia uma área de preservação ambiental na região, foi controlado nesta quinta-feira (15). “Todos os voluntários muito bem equipados. Unidos aos moradores conseguiram controlar o incêndio”, disse a moradora Luara Besson.

O fogo atingiu a vegetação na última segunda-feira (12) e de acordo com a ONG Rede Contra o Fogo mais de 400 hectares de Cerrado foram queimados no incêndio florestal. “Não temos chuvas nesse período do ano, o que descarta a possibilidade de fogo gerado por raios”, alertou a ONG.

Pela magnitude do incêndio, os esforços foram conjuntos. Brigadistas voluntários de Alto Paraíso, São Jorge e Cavalcante se uniram para controlar as chamas. De acordo com informações de moradores de São João d’Aliança que presenciaram o trabalho das equipes, apenas dois bombeiros de Planaltina ajudavam no combate ao fogo.

Falta de uma brigada do Corpo de Bombeiros

Mesmo com a falta de uma brigada de Bombeiros na região, equipes da 9ª CIBM de Planaltina (GO) foram deslocados para o local. “Os bombeiros também são heróis. Estamos vendo muita gente falar mal dos bombeiros. Eles tem um equipamento inferior ao dos brigadistas, não é fácil trabalhar assim”, disse Luara Besson.

Ajuda da comunidade

Por meio do WhatsApp, os moradores da cidade se mobilizam para conseguir estadia e alimentos para quem estava atuando contra o fogo. Uma base foi montada em uma das chácaras próxima à queimada. O local serve para descanso e ponto de encontro

Foto: arquivo pessoal

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado