Menu
Brasília

Fiscalização na Ceasa intensifica controle sanitário e o combate ao cancro cítrico

Ao todo, foram abordados 94 veículos, entre cargas regionais e advindas de outros estados

Redação Jornal de Brasília

17/05/2024 17h42

O principal foco da ação foi a prevenção da entrada da bactéria responsável pelo cancro cítrico, uma grave doença que afeta a produção de frutas como laranjas, limões, limas e tangerinas | Fotos: Divulgação/Seagri-DF

Uma ação realizada na Central de Abastecimento do Distrito Federal (Ceasa-DF) teve como foco a prevenção da entrada da bactéria responsável pelo cancro cítrico, uma grave doença que afeta a produção de frutas como laranjas, limões, limas e tangerinas.

A operação conjunta envolveu a Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural do Distrito Federal (Seagri), a Secretaria de Economia, a Secretaria de Segurança Pública, a Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) e o Serviço de Limpeza Urbana (SLU) foi realizada na

Em função do papel desempenhado pela Ceasa – de distribuição de produtos vegetais – a fiscalização também se estendeu a outras espécies de frutos como banana, uva e maçã, visando garantir a segurança e a qualidade dos produtos comercializados no Distrito Federal. Durante a operação, era realizada a checagem de documentos fitossanitários, notas fiscais dos produtos e feita uma verificação de sintomas característicos nas plantas.

Ao todo, foram abordados 94 veículos, entre cargas regionais e advindas de outros estados. Dessas, 50% continham citros, uva, maçã ou banana. Parte das cargas de uva não possuía a Permissão de Trânsito de Vegetais (PTV) enquanto algumas cargas de banana não tinham um dos laudos de higienização exigidos. As cargas com irregularidades foram retidas até que fossem regularizadas e medidas fitossanitárias foram adotadas conforme necessário.

Dentre as medidas tomadas, foram realizadas cinco devoluções de cargas vegetais à origem, totalizando aproximadamente 2.400 quilos de citros e 3.200 quilos de banana. Apesar da devolução, não foram observados sintomas sugestivos de doenças nas plantas. Ao todo, foram emitidos 14 Termos de Fiscalização como base para autuações às empresas fiscalizadas.

Conheça a doença

O cancro cítrico é uma doença que afeta todas as variedades de citros, considerada uma das mais graves no cultivo brasileiro dos frutos cítricos. Não há medidas capazes de eliminar completamente a patologia e, quando as plantas são infectadas é necessária a eliminação da lavoura para evitar a disseminação da bactéria. A prevenção ainda é a melhor forma de combater essa doença, que não representa risco para a saúde humana. Sendo o Brasil o maior produtor mundial de frutas cítricas, o cancro cítrico pode prejudicar gravemente a produção dos frutos.

A vigilância agrícola é uma ação efetiva na proteção das lavouras do Distrito Federal contra pragas e doenças. A atuação da Secretaria de Agricultura tem como objetivo garantir a segurança e a qualidade dos produtos agrícolas comercializados, protegendo os interesses do público consumidor a fim de assegurar a disponibilidade de alimentos de qualidade no mercado local.

*Com informações da Agência Brasília

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado