Menu
Brasília

Festival para os apaixonados por motos traz de volta às raízes dos eventos de motociclistas

Evento, que ocorrerá no pavilhão de exposições do Parque da Cidade, tem entrada franca e doação voluntária de um quilo de alimento não-perecível

Redação Jornal de Brasília

16/12/2021 19h00

Banda Quintaessência se apresenta no festival. Foto: Reprodução

Amanda Karolyne
[email protected]

Como um aquecimento para o próximo ano, o Brasília Moto Festival (BMF 2021) vai acontecer nos dias 17 e 18 de dezembro de 2021 na ExpoBrasília, o pavilhão de exposições do Parque da Cidade com entrada franca e doação voluntária de um quilo de alimento não-perecível. O festival vem com a ideia de trazer de volta às raízes mais antigas das celebrações para quem gosta de rock clássico e motociclismo.

O organizador do evento, Marco Portinho, 76 anos, publicitário, conta que sua história com a moto começou quando ele tinha 14 anos, e morava nos Estados Unidos. Ele foi de moto para Woodstock, quando teve seu primeiro contato com o rock. “A paixão é muito grande, e então o garoto virou homem e eu vim para o Brasil, e resolvi fazer eventos, mas especialmente os eventos de moto que me dão prazer”, ressalta. Com muito carinho, ele fala que a sensação de liberdade é indescritível.

“Só andando de moto você tem a real noção do que é”, frisa. Ele fez recentemente uma viagem para Buenos Aires, com 12 motos. “Foi uma coisa indescritível, para dizer ‘nossa é isso’, essa sensação de leveza, uma vontade de chorar de satisfação”, completa. Ele acredita que ao andar de moto, você coloca tudo para fora, todos os problemas e frustrações e é por isso que essa paixão reúne tantos admiradores e admiradoras por Brasília, Brasil e pelo mundo.

Inicialmente, ele foi o responsável pela criação do Moto Capital com um sócio. Mas segundo ele, o evento está desvirtuando o que ele tinha em mente. “Daí o Brasília Moto Festival está resgatando a simplicidade que o motociclista gosta”, conta. Ainda de acordo com Marco, esse evento é o pré-lançamento do grande evento que acontecerá entre 20 e 24 de abril, para aproveitar o aniversário de Brasília.

Mas ele destaca que o que era para ser só um lançamento para Brasília, virou um grande evento. “Vem moto de Goiânia, Ribeirão Preto, vários lugares”. Para ele, o evento seria tipo um esquenta, mas começou a tomar um rumo muito grande. “Estou impressionado com o rumo que ele está tomando, acho que é até pela pandemia as pessoas ficaram muito tempo retidas”, afirma.

Marco explica que o conceito do evento é o de volta às origens. Com feira de artesanato, equipamentos e acessórios de motociclistas, e uma grande praça de alimentação. Serão 10 bandas regionais de rock clássico na programação, que também conta com exposições de carros antigos, caminhões, triciclos e motos. Ele idealizou esse evento sem direcionar só para moto. “Eu ando de triciclo, e estou trazendo a galera do jipe, da moto, do carro antigo, do triciclo, tô reunindo as tribos”, conta. Segundo ele, no Brasil, e falando especificamente de Brasília, todo fim de semana tem evento de moto, seja em Ceilândia, Gama, Sobradinho, Plano Piloto, e quem reúne todo sábado de manhã no Sudoeste. Para ele, esses eventos reuniam em média, 4 mil motos em fins de semana. Então a ideia é reunir neste evento, todos os eventinhos das regiões da capital. “E qual a nossa paixão de encontro de moto? Ver os amigos e fazer novos amigos, tomar cerveja gelada e curtir o rock. Esse é nosso Natal, nossa Páscoa, nosso Carnaval”, conclui.

O evento enaltece o espírito motociclista raiz e valoriza as origens do movimento, com a simplicidade que o motociclista procura e a experiência única de um evento de qualidade, bom gosto e sofisticação que o público brasiliense e visitantes da cidade apreciarão demasiado. A ideia do organizador, também é valorizar a cidade e apresentar Brasília para além do tradicional turismo cívico e de negócios. “Mostrar que Brasília oferece, com suas largas vias, um convite aos motociclistas da cidade e aos visitantes para o deslumbramento diante de um verdadeiro museu a céu aberto, em um passeio turístico e histórico entre seus monumentos e paisagens”.

O Brasília Moto Festival agrega elementos ao turismo e reúne cultura, gastronomia, lazer e o artesanato local em uma tendência que cresce e reafirma Brasília como destino turístico de Mototurismo e de grandes festivais. Seguindo os protocolos de segurança, o BMF 2021 respeita as regras e normas de segurança sanitária referentes a COVID-19 e vai exigir a apresentação do comprovante de vacinação, conforme o decreto publicado pelo Governo do Distrito Federal. Também haverá a distribuição de álcool gel e máscaras para garantir a segurança do público.

A escolha do local de realização do evento, foi o ExpoBrasília, para viabilizar a participação de pessoas com deficiência. O espaço conta com estruturas físicas como estacionamentos próximos, com vagas reservadas a pessoas com deficiência e idosos, área coberta e banheiros adaptados. E segundo Marco, é uma escolha boa para não atrapalhar as áreas residenciais da cidade com o barulho do motor das motocicletas. “Antigamente tinha encontro no Terraço Shopping, mas o barulho que as motos faziam dentro dos apartamentos atrapalhava, por isso escolhi esse local, porque aqui não incomoda ninguém”, finaliza. A entrada é gratuita, mas a organização pede a doação voluntária de 1 kg de alimento não perecível. A arrecadação será destinada a uma instituição credenciada para distribuição a famílias carentes e em situação de vulnerabilidade social no DF.

Programação:

17 de dezembro (sexta):

16h00 – Abertura dos portões
18h00 às 22h30 – Feira de Equipamentos e Acessórios
18h00 às 22h30 – Feira de Artesanato
18h00 às 22h30 – Praça da Alimentação

Horários das apresentações:

18h30 às 19h30 – Ligação Direta – Rock N´Roll
20h00 às 21h00 – Mr. Magoo – Queen Tribute
21h30 às 22h30 – Travelin Band – Creedence Tribute
23h00 à 00h00 – Haroldinho Mattos e Convidados – Jimi Hendrix Tribute

18 de dezembro (sábado):
12h00 – Abertura dos portões
12h00 às 23h30 – Feira de Equipamentos e Acessórios
12h00 às 23h30 – Feira de Artesanato
12h00 à 00h00 – Praça de Alimentação

Horários das apresentações:
15h30 às 16h30 – Quintaessência – Show: Divas
17h00 às 18h00 – Sgto Pimenta – The Beatles Tribute
18h30 às 19h30 – Bartô Blues – The Best of Blues
20h00 às 21h00 – Mr Hyde – Rock N´Roll
21h30 às 22h30 – Baú Revirado – Tributo a Raul Seixas
23h00 às 00h00 – Big Balls – AC/DC Tribute

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado