O GDF deu início às atividades de divulgação do Fundo Constitucional do Centro-Oeste (FCO), em parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, nesta segunda-feira (31). O primeiro evento aconteceu em Ceilândia com a participação de empresários da cidade. Cerca de 600 pessoas acompanharam a apresentação do Programa de Mobilização para Formalização do Empreendedor Individual e Acesso ao FCO.
A vice-governadora Ivelise Longhi acredita que esses recursos podem fazer a diferença no desenvolvimento das cidades. “Nós do governo queremos que vocês utilizem esse recurso do FCO para crescer e gerar empregos e renda para tornar as cidades melhores”, afirmou Ivelise, durante o evento.
De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Antônio Coelho, o GDF tem disponíveis R$ 789 milhões para emprestar este ano e já disponibilizou 15% desse montante. “É fundamental divulgarmos o FCO para o setor produtivo. Estão programados FCOs itinerantes em 20 cidades do DF. Até o final de junho, queremos realizar 30% destes encontros”, enfatizou Coelho.
Dono de uma serralheria há 16 anos, José de Araújo Silva, 44 anos, ficou interessado na possibilidade de conseguir crédito para aplicar em seu negócio. “Atualmente não tenho lucro para poder investir. Com este empréstimo, quero comprar material para ter peças prontas no meu estoque e, com o aumento das vendas, vou precisar de mais funcionários”, contou.
O FCO foi criado para incentivar o desenvolvimento econômico e social de regiões menos favorecidas com financiamentos voltados aos setores industrial, agroindustrial, agropecuário, mineral, turístico, comercial e de serviços. É administrado pelo Ministério da Integração Nacional, pelo Banco do Brasil – como agente financeiro – e pelo Conselho Deliberativo do Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste.