Menu
Brasília

Estrutural tem programação para família neste sábado (10)

As atividades oferecidas foram divididas em três blocos: atendimento à população, projetos sociais e ocupação de espaços

Redação Jornal de Brasília

09/07/2021 15h43

Foto: Divulgação/SSP

Neste sábado (10), o projeto Área de Segurança Prioritária (ASP), da Secretaria de Segurança do Distrito Federal, trará para a Cidade Estrutural serviços de emissão de carteira de identidade, carteira de trabalho, consultas psicológicas e jurídicas. Os serviços começarão a partir das 9 horas.

“O projeto ASP busca garantir a redução de crimes de forma equilibrada, seguindo a tendência e índices alcançados pelo Distrito Federal nos últimos anos”, explica o secretário de Segurança Pública, delegado Júlio Danilo. “Além do levantamento dos principais crimes ocorridos, em paralelo foi feito um mapeamento detalhado de vulnerabilidades sociais. Desta forma, foi possível preparar ações com base nas necessidades dos moradores ao longo dos três meses na Estrutural, de acordo com a previsão do projeto na região. A programação foi dividida, de forma que a população seja assistida durante todo o período.”

As atividades foram divididas em três blocos: atendimento à população, projetos sociais e ocupação de espaços. Cada um dos eixos terá duração de cerca de um mês. “A programação é uma continuidade das ações de prevenção e cidadania”, pontua o subsecretário de Prevenção à Criminalidade, Sávio Ferreira. “São diversos serviços e atividades que estarão à disposição da comunidade como forma de atender as demandas da região e aproximar os moradores das forças de segurança pública”.

Proteção à mulher

Policiais civis, por meio da unidade móvel da Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (Deam), darão orientações à população sobre a Lei Maria da Penha. O objetivo é conscientizar mulheres vítimas de violência, bem como a comunidade em geral, sobre a importância do registro policial em casos de crime. Serão distribuídas cartilhas com informações sobre a lei e sobre medidas protetivas.

Não será possível registrar ocorrências na Deam Móvel, devido às medidas sanitárias em decorrência da covid-19. Em casos que demandem registros, haverá orientação para procurar a 8ª Delegacia de Polícia, que funciona na cidade, ou mesmo a Delegacia Eletrônica.

Museu Itinerante de Drogas

O Museu Itinerante de Drogas, administrado pela Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), é parte da programação. Com duração média de dez minutos, as visitas são guiadas pelos policiais. Por conta dos protocolos de segurança sanitária, será permitida a entrada de até dez pessoas por vez. O ônibus ficará no estacionamento da Administração Regional da Estrutural. O museu integra a Escola Superior da Polícia Civil (ESPC), localizada no Riacho Fundo II. Devido à pandemia, os agendamentos para escolas estão suspensos.

Detran

O Departamento de Trânsito do DF (Detran) vai oferecer serviços como orientações sobre Habilitação Social, credencial para idosos e Detran Digital, bem como ações de promoção da educação no trânsito. “Vamos desenvolver ações educativas e lúdicas para o público infantil e adulto”, informa o diretor de Educação no Trânsito do Detran-DF, Marcelo Granja.

“Nosso foco será direcionado à circulação de pedestres, por meio de teatro, fantoches, mímicos e contadores de história” detalha o gestor. “Queremos proporcionar percepção da consciência de como fazer uma circulação segura e ao mesmo tempo trabalhar a questão da velocidade com os condutores, a importância de se respeitar a sinalização da via e, principalmente, a postura e responsabilidade que o condutor deve ter nas vias.”

Senai

Técnicos do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) vão ensinar as crianças a escovar os dentes. Será disponibilizada uma pia onde elas poderão fazer a escovação, e cada uma ganhará um kit com escova, pasta de dente e fio dental.

Outro serviço oferecido pelo Senai será a Cozinha Brasil. Durante a programação, a população poderá preparar alimentos nutritivos saudáveis, saborosos e sem desperdício, aproveitando o alimento de forma integral.

“O programa Cozinha Brasil tem mais de dez anos de existência e é referência no Brasil”, conta a coordenadora de Políticas Sociais da SSP, Marina Fernandes. “A intenção de trazê-lo para o evento é contribuir para a educação alimentar da comunidade e evitar o desperdício, já que haverá divulgação de receitas que incluem talos, cascas e partes não utilizadas de verduras e legumes. Já o escovódromo atenderá o público infantil. A ideia é envolver toda a família nas atividades.”

As informações são da Agência Brasília

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado