Menu
Brasília

Esplanada terá esquema especial de trânsito e segurança nesta sexta-feira

Arquivo Geral

27/04/2017 13h58

Agência Brasília

Amanda Karolyne
[email protected]

A greve geral é nessa sexta-feira (28). Para tal, a Secretaria da Segurança Pública e da Paz Social elaborou o Protocolo Tático Integrado das Manifestações. Assinado por 48 órgãos de Segurança Pública, Defesa e Inteligência, nesta quinta-feira (27), o protocolo é uma espécie de manual que formaliza as práticas dessas instituições.

De acordo com o chefe de Gabinete Institucional da presidência da república General, Antônio Freire Gomes, o documento é o conjunto da ação das pastas integradas que irá ser utilizado em todas as manifestações daqui para frente. “Para garantir que elas ocorram nas melhores condições para todos”, afirma. Ele explica que as práticas continuam as mesmas, a concentração dos agentes que será feita de modo diferente.

Exclusividade dos órgãos do Distrito Federal, a ideia é inspirada no sistema de segurança aplicado nas Olimpíadas de 2016. Edval Novaes, secretário da Segurança Pública e da Paz Social, acredita que o próximo passo do protocolo seja que os ministérios venham a aderir o documento. “Medida preventiva que faz parte do protocolo que pretendemos expandir para os ministérios”.

Mas para agora, os pontos em que haverá monitoramento incluem o ponto de fechamento até a linha do mastro de bandeiras, onde os manifestantes poderão manifestar livremente. Todas as pessoas serão revistadas e, a partir da primeira barreira localizada na Catedral, já não poderão passar com objetos que podem causar risco aos demais ou ao patrimônio público. Objetos como pedras, flechas e outros.

Os representantes das pastas de segurança pública do Distrito Federal e outras instituições locais e federais vão estar reunidos desde às 8h no Centro Integrado de Comando e Controle Regional. O secretário também garante que a atitude da Inteligência é acompanhar a manifestação que está sendo vigiada da central do comando.

O serviço ordinário da Polícia Militar do Distrito Federal, assim como as unidades especializadas como o Batalhão de choque, Cavalaria e a Rotam, estarão a postos para a manifestação. Também está previsto no protocolo que os dois sentidos da Esplanada dos Ministérios serão interditados para veículos.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado