Menu
Brasília

Escorpiões invadem residências no Guará I

Arquivo Geral

27/10/2010 7h49

Após o início do período das chuvas a família Marques, moradora do Guará I, teve um grande susto. Um dos moradores do lote, que tem duas casas, o motorista Alex Marques, de 42 anos, foi quase picado por um escorpião-amarelo (Tityus Serralatus), espécie mais perigosa e peçonhenta da América Latina. No mesmo dia surgiram três deles dentro de sua casa e no lote. Órgãos da Secretaria de Saúde alertam para os cuidados na época das chuvas, quando os bichos podem sair de esgotos e esconderijos fugindo da água.

 

O escorpião-amarelo, encontrado na casa dos Marques pode, inclusive, levar à morte. Só em 2009, 89% dos escorpiões coletados pelas equipes da Zoonoses, eram da espécie do amarelo. Este ano, 60% dos coletados, até outubro, são dessa  espécie.

 

Micheline Marques, uma das moradoras da casa na QE 8, falou do susto. “Estamos muito preocupados. Tenho dois filhos e no nosso terreno também vive minha mãe, de 62 anos, além de um parente com necessidades especiais”, disse.

 

Eles comunicaram a Vigilância Sanitária do Guará para que houvesse alguma providência. Ainda assim, a equipe de controle de Zoonoses alega que a visita deve demorar pelo menos cinco dias, pois só há três equipes atuando no DF, para a coleta destes animais. No momento do ocorrido no Guará, os próprios moradores mataram os escorpiões.

 

 

 

Leia mais na edição desta quarta-feira (27) do Jornal de Brasília

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado