Os estudantes dos cursos de graduação em Medicina e Enfermagem da Escola Superior de Ciências da Saúde (ESCS) participarão, de 13 a 25 de julho, do Projeto Rondon na cidade goiana de Pirinópolis. O convite de cooperação técnica surgiu por parte do Projeto Rondon que identificou na ESCS uma boa parceira, uma vez que tem, em sua metodologia, a proposta de aproximar os alunos com a comunidade desde o início do curso em que estão matriculados.
O Projeto Rondon busca estimular o desenvolvimento de ações solidárias com a participação de professores e estudantes universitários de todas as regiões do país. Segundo a responsável pela participação da ESCS, Arilda Sabbas, cerca de 40 estudantes realizarão atividades educativas de promoção à saúde e prevenção às doenças, com a comunidade local. “Nossos estudantes estarão junto com seus professores e profissionais de saúde de Pirinópolis, ajudando nos exames e consultas que serão feitos no local, além de terem como tarefa a revisão e atualização do cadastro da comunidade que vive em área rural, cobertas pelo Programa Saúde da Família”, informa.
Em maio deste ano, a ESCS participou, junto com a Secretaria de Saúde do DF, das atividades do Projeto Rondon durante o Congresso Eucarístico Nacional, em Brasília, levando informações educativas sobre saúde às famílias dos trabalhadores vinculados às Cooperativas de Catadores de Lixo do Distrito Federal.