A Secretaria de Educação, por intermédio da Gerência de Educação de Jovens e Adultos, promoverá, no próximo dia 15 de agosto, na Escola de Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação (EAPE), o 18º Encontro de Educação de Jovens e Adultos do Distrito Federal. O evento é uma parceria com a UnB e o Sinpro (Sindicato dos Professores do Distrito Federal).
O tema Desafios e Perspectivas da EJA no DF: Por uma educação libertadora para jovens e adultos trabalhadores no DF, irá abordar a preocupação da SEDF com o assunto, que tem na evasão um de seus principais problemas. Segundo dados da Gerência, a cada semestre, de um total de 60 mil matriculados, 20 mil abandonam os estudos.
“Reconhecemos a gravidade da situação, não temos a ilusão de que vamos bem, mas vamos beber em várias fontes na tentativa de resolver um problema que ocorre no mundo inteiro”, afirma o secretário de Educação, José Luiz Valente, informando que a SEDF está elaborando uma nova proposta pedagógica para o ensino de EJA para 2010.
A renovação do currículo, mais afinado com as necessidades e demandas do alunado, será o eixo da nova proposta. “O aluno da EJA tem características específicas, pois se desdobra entre trabalho durante o dia e escola à noite”, analisa o secretário. Outra proposta em estudo é implementar a oferta de EJA semipresencial. “Um dos motivos que mais tira alunos da sala de aula é a obrigatoriedade de ir à escola diariamente”, acrescenta Valente.
A proposta também envolve formação continuada dos professores atuantes na Educação de Jovens e Adultos e também a aquisição de livros didáticos, por meio do MEC – Ministério da Educação.
Baixo desempenho
Além da elevada evasão, outro problema existente é o baixo desempenho dos alunos, o que reforça a necessidade de modificar a oferta e o currículo. A avaliação de desempenho do SIADE em 2008 com os alunos da EJA demonstra que estes estudantes têm desempenho significativamente inferior ao das crianças e jovens matriculados no ensino regular.
Em Língua Portuguesa, a pontuação média dos alunos do 1° segmento da EJA foi de 173,9 ante a 195,1 dos alunos da 4ª série do Ensino Fundamental. No 2° segmento da EJA, a média foi de 209,9 pontos, enquanto os estudantes da 8ª série obtiveram 238,8 pontos. Os jovens e adultos do 3° segmento da EJA fizeram, em média, 243,6 pontos e os alunos da 3ª série do Ensino Médio conseguiram 273,9 pontos.
O quadro se repete em Matemática. Os estudantes do 1°segmento da EJA tiveram média de 185,0 e os alunos da 4ª série obtiveram média de 207,8. No 2° segmento da EJA, a média foi de 225,9 e na 8ª 249,6. No 3° segmento, a pontuação média foi de 230,0 e na 3ª série do Ensino Médio, 275,5.
O encontro do próximo dia 15 será uma prévia para o Encontro Nacional de Educação de Jovens e Adultos em setembro, no Pará, no mês de setembro. Ainda neste ano, o Brasil sediará a 6ª CONFINTEA – Conferência Internacional de Educação de Adultos, que reunirá, entre 1° e 4 de dezembro, representantes de várias partes do mundo para discutir a EJA num panorama mundial.