Menu
Brasília

Empresários da Fecomércio doam 74 leitos ao DF

A obra custará R $12,1 milhões, será financiada pelos empresários da cidade e desenvolvida pela Brasil ao Cubo

Catarina Lima

18/03/2021 18h52

Foto: Breno Esaki/Saúde-DF

O presidente da Federação do Comércio (Fecomércio) José Aparecido, disse que na última reunião com o governador, ele e os demais empresários chegaram a sugerir a reabertura escalonada do comércio, dividindo os setores em turnos. “Como alternativa propusemos a abertura escalonada do comércio. Temos que preservar a saúde e a vida das pessoas, mas também a vida das empresas”, avaliou.

Aparecido contou que os empresários do DF vão contribuir com o governo construindo um hospital modular acoplado ao Hospital de Samambaia. De acordo com o projeto, a unidade terá 74 leitos. A obra custará R $12,1 milhões, será financiada pelos empresários da cidade e desenvolvida pela Brasil ao Cubo, uma construtech (estartup destinada a transformar processos e gerar valor através de uma construção que utiliza tecnologia ao seu favor).

A possibilidade de reabertura do comércio na próxima semana não agradou a todos os empresários. O presidente do Sindicato do Comércio Varejista (Sindvarejista), Edson de Castro, sugeriu que o governo antecipe a reabertura. “Em nome de 30 mil lojistas de entrequadras e de shoppings, sugiro que o governador Ibaneis Rocha antecipe o fim do lockdown, inicialmente previsto para o dia 22, segunda-feira próxima”, pediu Castro.

O presidente do Sindivarejista disse que o comércio não aguenta mais e que o desemprego e a informalidade estão crescendo a níveis alarmantes. De acordo com ele, a última pesquisa da Codeplan apontava a existência de 291 mil desempregados no DF antes do fechamento do comércio, mas que agora, segundo estimativas, o número pode ter subido para 330 mil.

O presidente do Sindivarejista afirmou ainda que “o comércio não aguenta um segundo lockdown em apenas doze meses. Isso é devastador para a atividade do varejo. Há muita gente passando fome e algo precisa ser feito com urgência. Deve haver sensibilidade política e econômica para salvar incontáveis lojas e os seus proprietários e funcionários”.

Taxa de transmissão do coronavírus será decisiva para fim de medidas restritivas

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, analisa a possibilidade de autorizar a reabertura do comércio na próxima semana. “As medidas restritivas estão surtindo efeito, já reduzimos a taxa de transmissão para 0,99. Isso nos traz uma perspectiva muito boa no sentido de diminuir a quantidade de internações”, disse o governador. Às 17h30 de hoje, a taxa de ocupação de leitos em hospitais públicos do DF era de 91,62% e a lista de espera por acomodação em UTI, de 323 pacientes.

Entre as medidas restritivas, o governador destacou a eficácia do toque de recolher a partir das 22 horas. “Se a taxa continuar caindo, logo, logo teremos leitos de UTI para atender toda a população”, destacou. Quanto à retomada das atividades, o governador disse: “ a nossa expectativa é de retomar o comércio na próxima semana, nem que seja com uma carga horária menor, mas vai depender muito dessas taxas que estamos analisando. Pelo menos colocamos as pessoas para trabalhar. Nós sabemos a responsabilidade do comércio, dos shoppings. Vamos avaliar os números, nos reunir com a Secretaria de Saúde e com a Codeplan

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado