Menu
Brasília

Em primeiro dia de vacinação, jovens de 20 a 25 anos lotam os postos de saúde da capital

A maioria dos portões foram abertos às 7:30 para receber a pessoas que foram se imunizar contra a covid-19

Redação Jornal de Brasília

12/08/2021 18h38

Atualizada 13/08/2021 7h54

Samuel de Oliveira, de 22 anos. Foto: Arquivo Pessoal

Gabriel Bezerra
[email protected]

Nesta quinta-feira (12) foi iniciada a campanha de vacinação dos jovens de 20 até 25 anos no Distrito Federal. No total, 61 postos de vacinação foram abertos hoje, 53 destinados à aplicação das doses em pedestres, 6 para drive-thru e 2 para o atendimento misto. Os portões dos locais foram abertos no início da manhã, e milhares de brasilienses compareceram aos postos desde cedo para ter a oportunidade de se imunizar.

De acordo com o secretário da casa-civil Gustavo Rocha, o DF ocupa no momento a 6º posição do ranking nacional de vacinação. Em uma coletiva de imprensa realizada na tarde de hoje (12), o secretário disse que com o andamento da vacinação e o comparecimento das pessoas, o Distrito Federal deve chegar ao 4º lugar em breve. Há um mês atrás, em 12 de julho, a capital era a 18º unidade federativa que mais vacinou a sua população, o que põe em evidência o exponencial crescimento do mutirão de imunizações.

O estudante Filipe Alcântara, de 22 anos, acordou cedo e foi às 7:10 da manhã para a frente da Unidade Básica de Saúde nº 2 do Guará. Segundo ele, uma multidão já se formava mesmo antes do início das vacinações ao local: “Já tinha uma fila de uns 200 metros, com todo mundo distanciado, claro.”

Os portões do posto abriram às 7:50, e apesar do grande número de jovens na sua frente, o brasiliense foi vacinado após meia hora de espera. Filipe agora espera ter mais possibilidades de sair do isolamento social. “Fiquei preso em casa, trabalhei por um tempo e voltei a ficar preso em casa. Agora que estou vacinado, espero conseguir ter mais liberdade”, conta. O motivo para tantas restrições, foi o seu zelo com os seus pais, que moram junto com ele.

Atualmente, o DF possui 456.791 casos confirmados e 9.972 óbitos em decorrência da infecção por coronavírus. O estudante mantém suas esperanças para que uma pandemia desta escala nunca mais ocorra novamente: “Agora que todo mundo está vacinado, a gente pode ficar mais tranquilo, mas espero que nunca mais ocorra uma pandemia nessa escala”

Animações entre universitários

Grande parte dos jovens de 20 a 25 anos são universitários que tiveram as suas experiências presenciais interrompidas há um ano e meio por conta das sanções de proteção à doença. Vacinado com uma dose de Pfizer nesta tarde de quinta-feira (12), Samuel de Oliveira, de 22 anos, espera retornar às salas de aula da Universidade de Brasília (UnB) em breve. O estudante de engenharia de redes foi vacinado na Unidade Básica de Saúde nº 2 de Taguatinga, e espera que após a imunização “tudo possa voltar minimamente para a normalidade”

O estudante relata que o atendimento no posto de saúde foi extremamente rápido. ”Eu passei primeiro na fila da Unieuro, mas ela estava muito grande e muito lenta, então resolvi por indicações de alguns amigos ir para a UBS de Taguatinga, onde a fila também era grande mas estava andando rápido”, afirma. Samuel chegou n
o local às 13:00 e foi vacinado às 13:20.

O estudante de engenharia de redes relata a emoção que sentiu assim que a vacina foi aplicada em seu braço. “Quando eu olhei para o cartão de vacina e lá estava escrito SARS-Cov-2, foi que eu comecei a pensar em tudo que aconteceu até que a vacina chegasse ali no postinho de saúde. Foi um milagre as coisas terem dado certo e alguém da minha idade ter se vacinado ainda neste ano, fiquei muito feliz. Por trás do milagre está o SUS e a ciência”, conta Samuel.

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), diz que pretende começar a vacinar os jovens de 18 e 19 anos já na próxima semana. O planejamento de Ibaneis tem como base as últimas remessas de doses recebidas pelo governo distrital. Segundo a Secretaria de Saúde (SES-DF), somente no último fim de semana, 214 mil doses foram entregues para a capital federal.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado