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Brasília

Em 60 dias população saberá pela internet como está o tempo de espera em cada UPA

Anúncio foi feito pelo presidente do IgesDF em café com jornalistas nesta segunda-feira, 5

Redação Jornal de Brasília

05/06/2023 20h04

Por Ivana Antunes
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A diretoria do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal – IgesDF recebeu, em sua sede administrativa, jornalistas de vários veículos da cobertura local para apresentar os novos integrantes da gestão e os projetos que vem sendo e serão implementados nos próximos meses.

“Esperei algumas semanas desde que assumi a gestão do Instituto para estar a par de tudo e poder receber a imprensa para estreitar essa relação, dar visibilidade às nossas ações e contar com o apoio da grande mídia em nossos projetos” disse Juracy Cavalcante Lacerda Júnior, presidente.

Após a apresentação da diretoria, os jornalistas também se apresentaram e num bate-papo foram sendo apresentados projetos da nova gestão, bem como sendo retiradas dúvidas pelos representantes da imprensa do DF.

Uma das mudanças de médio prazo que impactarão diretamente a vida da população é a disponibilização, por meio do portal IgesDF, do tempo de espera em cada Unidade de Pronto-atendimento, a fim de que possa escolher qual a melhor opção em busca do seu atendimento emergencial.

“O paciente vai verificar antes mesmo de sair de casa se deve ir para a Upa Ceilândia I, para a unidade da Ceilândia II, ou até mesmo para a de Vicente Pires, caso o tempo de espera de á seja o menor naquele momento, por exemplo”, explicou o médico e gestor, Dr Juracy.

Classificação pela cor das pulseiras, humanização no atendimento e número de médicos em escala foram alguns dos questionamentos dos jornalistas. Todas as respostas foram imediatamente sanadas.

Abertura de novos leitos, reabertura de leitos desativados, criação do núcleo de qualidade e segurança do paciente, e implementação do núcleo de melhoria contínua de processos foram algumas das entregas já realizadas desde que essa diretoria assumiu o Instituto, além da criação de BIs de atendimento (dashboards), início da implementação da governança clínica, mapeamento e auditoria das unidades de saúde.

Para além disso, o site oficial está sendo completamente refeito de forma a atender de forma otimizada as demandas de transparência. Rodrigo Conti, diretor de atenção à saúde explicou porque os leitos estavam desativados, as limitações do contrato de gestão que não prevê aquisições e reparos, e como as unidades tem adquirido equipamentos por meio da destinação de emendas parlamentares.

O presidente resumiu as muitas metas na otimização da capacidade operacional, e explicou que não foi elaborado um material prévio para a imprensa porque a ideia era mesmo um bate-papo informal onde os profissionais da imprensa ficassem à vontade. “Além disso, queremos ampliar a capacidade de captação de pesquisas por meio da diretoria de inovação, ensino e pesquisa”, disse Cavalcante.

A vice-presidencia também está atuando na revisão e mapeamento dos fluxos de contratos, bem como está sendo iniciado o projeto da cadeia de suprimentos para o controle de materiais e medicamentos.

Inovação, ensino e pesquisa

Os jornalistas fizeram vários questionamentos sobre a humanização do atendimento. A diretora Emanuela Ferraz apresentou dados sobre a temática como os 12.941 treinamentos para a área da assistência e os 10.980 treinamentos para a área corporativa e de gestão.

Destes, foram estabelecidos 8 treinamentos de atendimento de excelência relativo ao primeiro contato dos pacientes nas UPAS e hospitais de Base e Santa Maria voltados para os trabalhadores que atuam nas áreas de vigilância, recepção, portaria e segurança. Além desses treinamentos, as demais áreas assistenciais e administrativas são treinadas a partir de diagnósticos levantados pelas áreas demandantes.

No quesito humanização especificamente, o programa Humanizar, onde pessoas são treinadas para o primeiro acolhimento nas unidades, oferece reciclagens periódicas.

Além disso, o IgesDF oferece uma plataforma de EAD com mais 24.286 em inúmeros cursos. O Instituto conta com 16 pesquisas em andamento e 3 novas pesquisas em processo regulatório, e possui ainda dois programas de residência próprios.

As modalidades de interconsulta e teleinterconsuta também são destaques. De janeiro de 2022 a junho de 2023 foram realizados 12.794 telediagnósticos entre o hospital de Base e as UPAS.

O Instituto sugeriu encontros periódicos, a cada 45, para alinhamento e verificação do andamento dos anúncios. Participaram o presidente do IgesDF, o vice-presidente Caio Valério Falcão, a diretora de inovação, ensino e pesquisa, e o diretor de atenção á saúde, com os jornalistas Morena Pinheiro, Yuri Aschkar, Ana Carolina Tomé, Vanessa Ferreira, Ivana Antunes, Jéssica Karolline e Raquel Lima. Dos veículos Globo, Record, Cbn, Sbt, Jornal de Brasília, Metrópoles e Correio Braziliense.

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