Menu
Brasília

Em 212 dias, Saúde do DF realizou 39 mil cirurgias

Marca dá uma média de 184 cirurgias por dia em 14 hospitais públicos

Willian Matos

06/08/2019 9h49

Foto: Breno Esaki/Secretaria de Saúde do DF

Willian Matos
[email protected]

A rede pública do Distrito Federal registrou, em 212 dias, 39.162 cirurgias nas unidades do Sistema Único de Saúde (SUS). A marca equivale a 184 operações por dia, registradas entre 1º de janeiro a 31 de julho deste ano. As intervenções aconteceram em centros cirúrgicos de 14 hospitais públicos.

A Saúde chegou a este número após uma força-tarefa do Governo do Distrito Federal (GDF). O secretário de Saúde do DF, Osnei Okumoto, lembrou que a rede pública cumpre, assim, o que o governador Ibaneis Rocha determinou: tirar pessoas da fila de espera por cirurgias eletivas, melhorando a qualidade de vida do paciente e beneficiando toda a sua família.

Foi possível alcançar essa quantidade de cirurgias graças ao trabalho de unidades de saúde, como o Hospital de Base, que apresentou a maior produtividade da rede pública do DF, ao realizar 6.267 operações até o sétimo mês do ano – uma média de 895 procedimentos mensais.

Julho, por sinal, foi o mês em que a unidade registrou maior número de cirurgias e bateu o próprio recorde, chegando a 1.051. A título de comparação, foram 844 procedimentos em janeiro, 875 em fevereiro, 868 em março, 914 em abril, 839 em maio e 876 em junho.

Além disso, a produção de todos os sete meses é superior ao mesmo período de 2018. No ano passado, foram realizados 4.254 procedimentos, ou seja, uma diferença de 2.013 pacientes beneficiados a mais do que naquele período.

Para alcançar esse resultado, é possível citar as melhorias adotadas este ano no hospital, como a reposição de profissionais, a regularidade no estoque de medicamentos e insumos, bem como a mudança do modelo de funcionamento do Centro Cirúrgico, que reduziu o intervalo de tempo entre as cirurgias com a melhor organização das salas operatórias, das equipes, dos pacientes e dos insumos.

Hospital de Sobradinho

No ranking de produtividade, também ficaram em destaque o Hospital Regional de Sobradinho (HRS), em segundo lugar, com 4.028 operações feitas desde o início do ano. Na terceira colocação vem o Hospital Regional de Taguatinga (HRT) ao registrar 3.585 cirurgias.

Do total de procedimentos, 17.849 foram eletivos e 20.253 de urgência e emergência. A diferença de 1.060 em relação às 39.162 cirurgias ocorreu devido às operações do Hospital da Criança de Brasília José Alencar (HCB), que contabilizou, em julho, apenas o total dos dados, sem levar em consideração a divisão entre eletivas, de urgência e emergência. Com informações da Agência Brasília

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado