Menu
Brasília

‘É competir com igualdade’, diz Paco sobre Renova DF

Paco Britto disse que o projeto vai dar mais igualdade na competição para o mercado de trabalho

Guilherme Gomes

09/11/2021 10h31

Foto: Joel Rodrigues / Agência Brasília.

Na manhã desta terça-feira (9), o Governo do Distrito Federal (GDF) lançou o programa Renova DF no Itapoã, Riacho Fundo I e Estrutural. Representando o governador Ibaneis Rocha, o vice-governador Paco Britto disse que o projeto vai dar mais igualdade na competição para o mercado de trabalho. “Estamos trabalhando com diversas empresas para inserir essas pessoas. Agora eles estão credenciados. É competir com igualdade”, afirmou Paco.

O Renova-DF é uma parceria entre as secretarias de Trabalho, Governo e Transporte e Mobilidade; as companhias Urbanizadora da Nova Capital (Novacap), de Saneamento Ambiental do DF (Caesb) e Energética de Brasília (CEB); o Serviço de Limpeza Urbana (SLU) e Departamento de Trânsito do DF (Detran-DF).

Serão três meses de formação para cada grupo de mil alunos com 20 horas semanais. Eles terão aulas teóricas e práticas ministradas pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) para cursos de carpinteiro, jardineiro, eletricista, encanador, serralheiro e pedreiro. Nas aulas práticas, os estudantes farão a recuperação de praças, parques infantis, quadras, campos de futebol, Pontos de Encontro Comunitário (PECs), calçadas, jardins e paradas de ônibus.

Presente na cerimônia, o secretário de trabalho do DF, Tales Mendes, lembrou que a capital tem em torno de 300 mil desempregados e o programa pode ajudar as pessoas que mais precisam. “O programa trás dignidade para as pessoas que mais precisam. Isso é com curso de qualificação técnica. “Nossa ideia é qualificar as pessoas para elas enfrentarem o mercado de trabalho”, afirmou.

Os participantes do Renova DF devem ter frequência e aproveitamento igual ou acima de 80% para receber os auxílios e o certificado de conclusão de curso. Aqueles que tiverem acima desse percentual poderão participar, gratuitamente, de qualquer outra formação oferecida pelo Senai-DF. Alunos analfabetos terão curso de alfabetização sem custos.

Participam pessoas com mais de 18 anos; moradores do DF; nato, naturalizado ou estrangeiro em situação regular no país; e em situação de desemprego.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado