Menu
Brasília

Durante visita à Samambaia, Ibaneis fala sobre suspeita de varíola dos macacos no DF

A Secretaria de Saúde do DF informou que o paciente suspeito de ter a doença é do sexo masculino e tem entre 20 e 29 anos

Redação Jornal de Brasília

22/06/2022 13h22

Foto: Agência Brasil

Por: Camila e Elisa Borges
[email protected]

Na manhã desta quarta-feira (22), o governador Ibaneis Rocha (MDB) visitou a Samambaia, e durante o evento, falou sobre o registro do primeiro caso suspeito de varíola dos macacos no Distrito Federal, feito ontem pela Secretaria de Saúde.

“A gente espera que não seja nada. Mas vindo a se confirmar, temos que tomar os cuidados necessários. Já comunicamos ao Ministério da Saúde a suspeita, tudo está sendo feito com muita seriedade”, afirmou o governador.

A Secretaria de Saúde do DF informou que o paciente suspeito de ter a doença é do sexo masculino e tem entre 20 e 29 anos. Além disso, a pasta também investiga um caso de hepatite de origem desconhecida em uma criança, que tem entre 5 e 9 anos e está em bom estado de saúde, fazendo acompanhamento ambulatorial.

De acordo com a nota da SES-DF, a rede de saúde do Distrito Federal está preparada para lidar com a varíola dos macacos. Assim que os primeiros casos foram registrados no Brasil, o Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (Cievs) do DF emitiu um alerta epidemiológico às unidades de atenção primária e hospitalar das redes públicas e privada da capital federal.

Casos confirmados

Até agora, existem nove casos do vírus monkeypox confirmados no país. O mais recente foi a infecção de um homem de 27 anos que está no estado de São Paulo. Do total de casos confirmados no Brasil, cinco foram em São Paulo, dois no Rio Grande do Sul e dois no Rio de Janeiro. 

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado