Menu
Brasília

DPDF promove debate sobre combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e mulheres

A primeira convidada é a subsecretária de Atividade Psicossocial da DPDF, Roberta de Ávila, que abordará a importância da escuta qualificada

Redação Jornal de Brasília

15/05/2023 15h33

Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil

A Defensoria Pública do Distrito Federal (DPDF), em parceria com o Projeto Vez e Voz, promoverá, nesta quinta-feira (18), o evento “Combate ao Abuso e à Exploração Sexua Contra Crianças, Adolescentes e Mulheres: Intervenções em Rede”.

A ação acontecerá das 14h às 18h, no auditório da Escola de Assistência Jurídica (Easjur) da DPDF, localizado no subsolo do Ed. Rossi Esplanada Business, Setor Comercial Norte, Quadra 1, Conjunto G, Asa Norte.

Durante o evento, serão realizadas palestras sobre diversos tópicos relacionados ao enfrentamento do abuso e da exploração sexual contra crianças, adolescentes e mulheres no Distrito Federal.

A primeira convidada é a subsecretária de Atividade Psicossocial da DPDF, Roberta de Ávila, que abordará a importância da escuta qualificada e do atendimento humanizado com perspectiva de gênero, o funcionamento das atuações psicossociais na DPDF e, ainda, apresentará ao público a Cartilha de Enfrentamento à Cultura do Estupro.

“Essa é uma importante iniciativa para dar visibilidade ao combate à violência sexual sofrida por crianças, adolescentes e mulheres e buscar formas de protegê-las integralmente. É essencial que os servidores e a sociedade como um todo obtenham o conhecimento necessário e se mobilizem em prol dos mais vulneráveis, efetivando os direitos e, sobretudo, exercendo suas responsabilidades no combate à naturalização de uma cultura do estupro”, destacou Roberta de Ávila.

Além disso, a juíza Luciana Lopes Rocha, titular do Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher de Taguatinga e Coordenadora do Núcleo Judiciário da Mulher (NJM/TJDFT), trará a importância das medidas protetivas de urgência e as alterações legais na prática para a proteção de crianças, adolescentes e mulheres com a implementação das Leis nº 14.550/2023 e 14.344/2022 (Lei Henry Borel).

Também será abordada a atuação e a intervenção do Núcleo de Assistência Jurídica da Infância e Juventude no combate à exploração sexual contra crianças e adolescentes. A palestra será feita pela Defensora Pública do DF Karini Abritta.

Ocorrerá, ainda, uma apresentação sobre a atuação do Projeto Vez e Voz na prevenção, identificação e proteção de crianças e adolescentes no que se refere a abusos e exploração sexual. Para finalizar o evento, o Centro de Atendimento Integrado 18 de Maio abordará a importância da escuta especializada e, ainda, explicará como funcionam os encaminhamentos e as intervenções em rede para a proteção integral de crianças e adolescentes.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado