Menu
Brasília

Distrito Federal registra maior queda percentual de homicídios no país

Dados divulgados hoje (15) são do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, que mostra o raio-x da violência no país

Redação Jornal de Brasília

15/07/2021 18h24

De acordo com os dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública divulgado nesta quinta-feira (15) pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), a capital federal registrou a 4ª menor taxa de homicídios no Brasil em 2020, ficando atrás apenas de São Paulo, Santa Catarina e Minas Gerais.

Todavia, entre essas quatro unidades da federação, o DF teve a maior queda em valores percentuais: -13,4% comparado com o ano anterior, 2019. A marca vai na contramão do país, que obteve aumento de 5,6%

“Importante ressaltar que conseguimos essa redução mesmo diante do cenário mais crítico da pandemia, em que tudo era muito novo e a Segurança Pública precisou adaptar a forma de trabalho muito rapidamente. Essa mudança era essencial para que pudéssemos permanecer com dados em decréscimo”, avalia o secretário de Segurança Pública, delegado Júlio Danilo.

O titular da pasta ressalta, ainda, que as ações são baseadas em políticas adotadas pela Secretaria de Segurança Pública do DF (SSP/DF) e pautadas pelo interesse público. “Dispomos de um programa, o DF Mais Seguro, que é o princípio norteador das ações de Segurança Pública até o final de 2022, e o qual contamos com apoio irrestrito do governador Ibanies Rocha. As medidas adotadas são monitoradas e avaliadas semanalmente, até mesmo para que as mudanças de estratégia sejam possíveis”.

A redução dos homicídios permanece em 2021, chegando à diminuição de 20,3% no acumulado dos seis primeiros meses deste ano, em comparação com o mesmo período de 2020. Nos Crimes Violentos Letais Intencionais, que além dos homicídios engloba os latrocínios e as lesões corporais seguidas de morte, a redução é de 18,8%.

O destaque nacional do DF na queda de crimes contra a vida está diretamente ligado ao trabalho realizado pelas forças de segurança do DF, em especial às polícias Civil e Militar, como afirma o secretário. “O índice de resolução de homicídios do DF é um dos maiores do país. A resposta dada pela polícia judiciária local nas investigações e prisões diminuem a impunidade e refletem na redução de mortes violentas, que também são evitadas pelo alto número de recolhimento de armas de fogo pela Polícia Militar. Somente neste ano os policiais tiraram de circulação quase 800 armas”.

Dez anos

Outro dado revelado pelo Anuário coloca o DF como a Unidade da Federação com a maior redução na série histórica de dez anos. Ao se agrupar os crimes contra a vida com resultado morte – homicidio, latrocinio, policiais civis e militares mortos, lesão seguida de morte e morte decorrente de intervenção policial – o DF apresentou a maior queda dentre todas as Unidades da Federação, quando se compara o ano de 2020 com 2011, chegando à redução de 51,4% nas Mortes Violentas Intencionais – saindo de uma taxa de 29,1 mortes violentas por 100 mil habitantes em 2011 para 14,2 em 2020.

DF Mais Seguro

Em 2020, o Distrito Federal registrou o menor número de homicídios em 41 anos. Em 2019, o menor em 35 anos. Para que o decréscimo dos dados criminais permaneça, projetos previstos pelo Programa DF Mais Seguro têm sido colocados em prática, como a Área de Segurança Prioritária (ASP), que está sendo realizada na Estrutural. Lançada no último dia 22 de junho, as ações previstas serão realizadas pelo período de três meses. “O DF tem sido destaque nacional por conta dos índices alcançados. Precisamos buscar formas e atuar de maneira pontual em determinadas áreas, para garantir uma redução equilibrada entre as regiões administrativas”, pontua Danilo.

No final deste mês, outro projeto previsto pelo DF Mais Seguro será realizado: a Cidade da Segurança Pública (CSP). “Ano passado realizamos essa ação em Planaltina. A partir de estudos e monitoramento de dados, a CSP ocorrerá em breve em outra região que atende os pré-requisitos necessários”, completa.

Além da aproximação com a população, o foco do projeto é a redução dos índices criminais, aumento da sensação de segurança, concentração de esforços para atuação policial e fornecimento de serviços por um período médio de uma semana. “Diferente da ASP, que possui ações estruturantes por um período maior, na CSP atuamos de forma mais direcionada e com a possibilidade de realizá-la em diferentes regiões, independente e ao mesmo tempo da ASP”, afirma o secretário.

Operação pela vida

Outra medida que tem sido essencial para redução dos crimes contra a vida é a operação Quinto Mandamento. Iniciada em julho de 2020, a ação é coordenada pela SSP/DF e emprego das forças de segurança, do DF Legal e Departamento de Estradas de Rodagem (DER/DF).

“A presença policial contribui com o aumento da sensação de segurança da população e com redução de outros crimes, como roubos e furtos”, como afirma o secretário executivo de Segurança Pública, delegado Milton Neves. “Conseguimos apreender drogas, armas e dar cumprimento a mandados de prisão que estiverem em aberto, por exemplo”.

No próximo dia 31, a Operação completa um ano que foi lançada. É uma operação contínua, realizada todo fim de semana, sempre de sexta a domingo, em diferentes regiões administrativas do DF. “Neste ano realizamos 7.262 abordagens pessoais e fiscalizamos mais de dois mil veículos”, finaliza Neves.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado