Menu
Brasília

Dia do Amigo: como a amizade tem sido importante na pandemia

De videochamadas, ações solidárias à vacinação juntas, amigas celebram a esperança de dias melhores

Redação Jornal de Brasília

20/07/2021 8h27

Foto: divulgação

Nos dias atuais, é difícil abordar algum tema sem fazer referência à pandemia da Covid-19, que há mais de um ano vem impactando nossas vidas e mudando a rotina de todos. Mas há, neste momento de tantos desafios, um apoio bem conhecido e de fácil acesso: os amigos, que mesmo a distância, colaboram – e muito – nesta travessia. Eles são tão importantes, que ganharam no calendário não apenas uma, mas diferentes datas especiais: o Dia do Amigo, comemorado nesta terça-feira, 20 de julho, especialmente no Brasil, Argentina e Uruguai, e o Dia Internacional da Amizade, 30 de julho, definido pela Organização das Nações Unidas (ONU), desde abril de 2011. E para que ter apenas um dia no calendário para celebrar essa tão importante conexão, se podemos ter mais, não é mesmo? Afinal, amigo de verdade é para todas as horas.


A amizade tem influência direta na mente e corpo do homem, sendo fundamental para o crescimento e desenvolvimento de cada indivíduo. Um estudo de 80 anos em Harvard revelou que bons amigos são mais importantes para a felicidade do que dinheiro ou sucesso. “A vivência em grupo aumenta as nossas condições de sobrevivência. Mas não basta apenas viver em comunidade, e sim ter amigos. A amizade impacta no desenvolvimento humano, deixando a nossa vida mais leve, melhorando nossa qualidade de vida, a nossa saúde, e ampliando as nossas habilidades sociais”, afirma a psicóloga Brígida Ferraz, professora do curso de Psicologia do Centro Universitário IESB.


Mas em meio a pandemia, não tem sido simples manter amizades, já que uma das medidas de segurança mais recomendadas é o distanciamento social. Neste momento, a tecnologia tem se mostrado uma grande aliada. É o que contam Ariadne Zambonato e Ana Paula Hirata. As amigas, que hoje estão no 4º semestre de Biomedicina, se conheceram no IESB desde o início do curso, e adotaram as videochamadas como uma solução prática e segura para manter contato a distância.

Para Ariadne, a internet tem sido a responsável por elas conseguirem não só matar a saudade e jogar conversa fora, mas também se ajudando em relação à faculdade. “Esses momentos são importantes e trazem conforto, pois sei que estamos passando por tudo isso juntas”, compartilha a estudante. Ana Paula também nos contou sua receita para manter os amigos por perto neste período. “Para matar a saudade do grupo durante a pandemia, nada como recorrer ao trio filminho + pipoca + call, juntas. E claro! Cada uma na sua casa!”, reforça a futura biomédica.


E amizades da faculdade são para a vida, certo? Rafaella Feliciano e Camila Costa se encontraram cursando Jornalismo e, mesmo depois de se formarem, continuaram próximas. Tanto que as duas, não apenas estão compartilhando o desafio de lidar com a pandemia juntas, como chegaram até a se vacinar juntas. “Um acontecimento que ficará marcado na selfie e em nossas memórias para sempre. Os amigos são fundamentais em todos os momentos e agora se mostraram ainda mais necessários. Nós ficamos um bom tempo, quase um ano, sem se encontrar fisicamente, mas sempre matando a saudade por videochamadas e aplicativos. Uma dando apoio a outra. Vacinar juntas também representou essa emoção da esperança compartilhada. Que venha a segunda dose para todos nós”, comemora Camila.


Há ainda amizades que foram ressignificadas em apoio ao próximo, como a de Sarah Tolentino e Carola Pertence. Amigas desde 2005, as duas ficaram ainda próximas por conta da pandemia. Juntas, criaram em junho de 2020 o projeto voluntário +Amor (@projetomamor) para levar carinho e solidariedade para aqueles que mais precisam. Cerca de 11.520 pessoas já foram beneficiadas com a iniciativa, em diferentes regiões do DF, como Ceilândia, Estrutural, Planaltina, São Sebastião, Varjão e Santa Luzia. “Para nós, a amizade significa interpretar olhares, entender silêncios, ter compreensão, perdoar erros, guardar segredos, prevenir quedas e secar lágrimas. A amizade não tem preço e sim valores. Temos muitas histórias de vida juntas e é muito bom poder contar com amigos sempre. Queremos que o carinho dessa amizade se espalhe com mais amor para todos”, destaca Sarah ao lado de Carola.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado