Menu
Brasília

Desaparecida há 6 dias, adolescente do DF é encontrada no Ceará

Tainá havia desaparecido na última sexta-feira (05), quando ela teria saído de casa, na Samambaia, para ir a um passeio do colégio

Redação Jornal de Brasília

11/11/2021 15h21

Foto: Arquivo pessoal

Geovanna Bispo e Tereza Neuberger
[email protected]

Após quase uma semana desaparecida, a adolescente Tainá da Silva, de 13 anos, foi encontrada no Ceará. Segundo a Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), ela havia fugido de casa com algumas roupas dentro da mochila.

Tainá havia desaparecido na última sexta-feira (05), quando ela teria saído de casa, na Samambaia, para ir a um passeio do colégio. Durante toda a tarde, a garota teria conversado com a mãe por mensagens, porém, por volta das 18h, ela teria parado de responder e não mais vista.

Durante esse período, a família recebia informações sobre o desaparecimento. Um dessas dicas era de que ela teria sido vista no Aeroporto Internacional de Brasília. A mãe, Jane da Silva, se dirigiu até lá imediatamente na esperança de encontrá-la, mas não a encontrou, fazendo com que a angústia da família apenas aumentasse.

O principal suspeito de ter coagido Tainá de deixar a família é um homem de 34 anos, que se passava por um adolescente de 15 nas redes sociais para conversar com Tainá. De acordo com a família da menina, ele foi o primeiro a perguntar sobre Tainá no dia de seu sumiço.

“Desde o início, quando eu fiquei sabendo desse rapaz, eu fui olhar as redes sociais dele, e notei que não havia foto, nem localização.”, conta o tio da adolescente, Josiel Loureiro, que diz ter suspeitado do homem já neste momento. O tio da jovem, revela que notou um padrão entre os amigos da rede social do homem, “todos amigos dele não tinham foto nem localização”, afirma

Josiel revelou tudo à Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), que incluiu essa nova informação nas investigações.
A PCDF fez buscas através de imagens de câmeras de segurança do Aeroporto Internacional de Brasília e da Companhia do Metropolitano do Distrito Federal, e com a ajuda da Polícia Civil do Ceará, as investigações levaram até o homem de 34 anos e a menina, que se encontravam no Ceará.

O homem foi preso pela Polícia Civil do Ceará (PCCE), e as investigações seguem para saber o que motivou a jovem de 13 anos a entrar em um avião e chegar ao Ceará. De acordo com Josiel, a jovem está com semblante abatido após seis dias desaparecida.

Segundo Jane, após dias incansáveis de busca, não vê a hora de reencontrar a filha. A jovem aguarda liberação do conselho tutelar para voltar para casa. Ela está bem e sob os cuidados da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), de acordo com o delegado adjunto da 32ª Delegacia de Polícia Civil do Distrito Federal, Fernando Rodrigues. “O sucesso da operação se deu graças à ação integrada entre a Polícia Civil do estado do Ceará e a Polícia Civil do Distrito Federal”, ressalta o delegado.

Mensagens

A adolescente saiu de casa às 6h30, da última sexta-feira (5), ela teria dito à mãe, a dona de casa Jane da Silva, 31 anos, que iria à uma excursão da escola, durante o período da manhã e também à tarde. Por volta das 11h30 a jovem enviou mensagem para a mãe dizendo que ia almoçar. Jane conta que durante o período da manhã e da tarde, Tainá teria enviado mensagens para mãe, o que não a preocupou.

Por volta das 16h, a jovem Tainá, teria enviado uma mensagem para a mãe em que dizia que seu celular iria descarregar e que caso a mãe ligasse o celular da jovem, estaria desligado. Jane respondeu por volta de 16h17, porém o celular da filha já se encontrava desligado. Às 18h Tainá não teria chegado em casa ainda, a mãe Jane, teria então recebido um SMS da filha, com a seguinte mensagem: “Estou em aula.” A mensagem despertou um alerta na mãe Jane, pois a adolescente não costumava se comunicar através desse tipo de mensagem. A mãe de Tainá resolveu então, ir até a escola onde a jovem estuda, e ao procurar informações, constatou que ela não havia comparecido à escola naquele dia.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado