Menu
Brasília

Definida empresa que reformará o Teatro Nacional

Secretário de Cultura assinou, na quinta-feira (15), licitação que permite a reestruturação do centro cultural brasiliense

Willian Matos

16/12/2022 11h28

Foto: Agência Brasília

A licitação para reforça do Teatro Nacional Claudio Santoro foi concluída nesta quinta-feira (15). O secretário de Cultura, Bartolomeu Rodrigues, assinou contrato com a empresa que reformará o espaço, fechado desde 2014 devido a falhas de segurança e acessibilidade.

A Porto Belo Engenharia e Comércio foi a empresa escolhida mediante licitação. A obra deve custar R$ 54 milhões aos cofres públicos e tem duração estimada de 1 ano e seis meses. Na semana que vem, o governador Ibaneis Rocha assinará ordem de serviço para início das obras.

Bartolomeu Rodrigues já declarou que a reforma do Teatro Nacional é uma prioridade da pasta para este segundo mandato. “Nós não estamos mais falando em projetos de reforma, como uma coisa a ser alcançada. Estamos falando agora de uma obra que vai ser iniciada, sendo marcante para a cultura não só de Brasília mas do país.”

Para o professor emérito de Arquitetura e Urbanismo da UnB, José Carlos Coutinho, o longo período parado fez mal ao teatro. Coutinho entende que foi um erro fechar o teatro inteiro em 2014 e que deveriam ser fechadas apenas as alas mais prejudicadas. A produtora cultural Rita Andrade, por sua vez, comemora a reforma. “É fundamental que ele seja reaberto, que nós, artistas locais, possamos ter acesso a essa pauta, e que ele seja um teatro, acima de teatro, que represente, acolha, receba e propague a diversidade da cultura brasileira”, declara a artista à Agência Brasil.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado