Menu
Brasília

De volta à Expobrasília, Feira do Livro distribuirá exemplares aos estudantes

Arquivo Geral

13/10/2010 15h43

A Feira do Livro deste ano traz novidades para os apaixonados por leitura e também para aqueles que ainda não conhecem o evento. Na 29ª edição, a feira volta a acontecer em seu local de origem, o Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade (Expobrasília). Como presente ao público, foi criado o pavilhão o Espaço ao Leitor, com ambientes para crianças, adultos, professores e portadores de necessidades especiais. Outra novidade é a doação de livros para os alunos que visitarem a feira – mais de 2 mil exemplares serão distribuídos.

Nesta quarta-feira (13), no estande da Secretaria de Cultura, aconteceu a apresentação do Grupo Mapati, no espaço Hora do Conto. Foram 45 minutos de leitura de livros infantis. Nesta quarta-feira (13), foram apresentados três livros para um público formado por professores e alunos do curso de pedagogia. Entre as obras apresentadas estão “O Rei da Fome”, de Marildo Castanha, “Até passarinho passa”, de Bartolomeu Campos de Queiros, e “Nadine, uma gota no oceano”, de Ademar Lopes Junior.

Ana Carolina Bonifácio, 20 anos, foi pela primeira vez à Feira do Livro, acompanhada de outros estudantes de pedagogia. “Dá para sair daqui com uma base de como contar história para as crianças”, elogiou a estudante que mora no Novo Gama. “Quem vem, sempre aprende alguma coisa”.

 
Já Tereza Padilha, responsável por uma das apresentações, explica que seu objetivo, nesta manhã, foi passar a técnica de como contar uma boa história. “Tentei abrir a cabeça das pessoas para que elas brinquem na hora da apresentação”, argumentou a atriz do grupo Mapati. “É preciso criar na criança a vontade de descobrir o que vai acontecer no livro”.

Público infantil

No palco montado no estande da Secretaria de Cultura, aconteceu nesta quarta a apresentação do grupo Hora de Brincar, com a peça Sítio do Picapau Amarelo. Convidado pela secretaria, o grupo de Santos (SP) se reapresenta nesta quinta-feira (14) duas vezes pela manhã (às 9h e 11h) e duas à tarde (às 14h e 16h). Formado por 14 pessoas, o elenco fará uma encenação diferente em cada apresentação, sempre com o tema infantil.

A Feira do Livro mantém, desde sua primeira edição, a tradição de ter o público alvo formado por crianças. Por isso, algumas das atrações são voltadas ao segmento infantil. O espaço Hora do Conto, por exemplo, terá apresentações da Palhaça Matusquela, da Palhaça Fronha e da Turma do Circo, todos os dias, às 10h30 e às 16h30. “Pretendemos incentivar desde cedo o hábito da leitura no nosso filho. Por isso viemos”, declarou Alessandra Lemos, mãe de João Filipe, 8 anos, que visitava pela primeira vez a Feira. Sob a supervisão dos pais, o garoto escolheu dois livros de aventura.

Além da tradicional presença infantil, a Secretaria de Educação também pretende reforçar a visitação de pessoas de outras faxias etárias e níveis de escolaridade. Para isso, levará para conhecer a Feira, nos turno vespertino e noturno, jovens do Ensino Médio e, pela primeira vez, também proporcionará a visita de estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) ao evento.

A Feira do Livro é a terceira maior do Brasil em número de edições, ficando atrás da Feira do Livro de Porto Alegre e da Bienal de São Paulo. “Isto é um patrimônio imaterial de Brasília, da população da cidade”, declarou o Presidente da Câmara do Livro do Distrito Federal, professor Anderson Batista. Até agora, passaram pelo local uma média de 8 mil pessoas.

Serviço
29ª Feira do Livro de Brasília
Local: ExpoBrasília (Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade Sarah Kubitschek)
Quando: 8 a 17 de outubro de 2010, das 10h às 22h
Promoção: Associação dos Bibliotecários do Distrito Federal (ABDF), em parceria com a Câmara do Livro do DF (CLDF)
Programação: Para acessar a lista completa de eventos, clique
aqui

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado