Menu
Brasília

Crise leva a efeitos negativos na economia, diz Ibaneis

Hoje, o governador do DF destacou que os governadores têm pouca margem de manobra para amortecer a alta nos preços dos pacotes

Redação Jornal de Brasília

23/08/2021 17h19

Foto: Agência Brasília

Hylda Cavalcanti
[email protected]

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, que ciceroneou o encontro de hoje do Fórum dos Governadores, afirmou que o clima político atual no país, marcado pela crise institucional entre os poderes, acarreta em efeitos negativos na economia e impacta diretamente nos preços e no câmbio. “Nenhum governador tem aumentado ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços). Isso é uma falácia que se coloca na tentativa de culpar os governadores pelos nove aumentos que a Petrobras produziu os nossos combustíveis”, disse ele.

A fala de Ibaneis foi vista como uma resposta a declarações do presidente Jair Bolsonaro, na últma semana, quando ele culpou parte dos governadores pelo aumento dos preços do gás e combustíveis nos estados e disse que “o vilão não é o Governo Federal”.

Hoje, o governador do DF destacou que os governadores têm pouca margem de manobra para amortecer a alta nos preços dos pacotes e que um ambiente político menos tensionado ajudaria a reduzir o câmbio. “Esse ambiente onde se tenta impingir aos outros a culpa daquilo que está ocorrendo, que é a instabilidade econômica que o Brasil passa, que levou o dólar a quase R $ 6, é exatamente o ambiente que precisamos dissipar”, enfatizou.

Sobre a Reforma Tributária, em tramitação no Congresso, Ibaneis disse que considera a proposta “muito ruim”. Ele lembrou que secretários estaduais de Fazenda defendem uma reforma tributária mais ampla, que também resolve questões ligadas ao ICMS (imposto estadual). Já sobre as mudanças no Imposto de Renda, Ibaneis acrescentou que os cálculos feitos pelo fórum é de que Estados e municípios podem chegar a perder cerca de R$ 15 bilhões com a proposta.

Embora tenha no seu governo políticos aliados do Governo Federal e ele próprio já tenha apoiado Bolsonaro em várias ações, nos últimos tempos o governador te se distanciado do presidente. Ele foi um dos signatários de carta oficial divulgada há duas semanas por vários governantes de solidariedade ao STF e críticas à postura do presidente. Apesar disso, Ibaneis tem dito que atua no sentido de ponderar pelo fim dos conflitos entre as instituições.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado