Menu
Brasília

Covid: 99,65% das UTIs ocupadas na rede pública

Já a rede privada de saúde tem 95,25 dos leitos ocupados e 15 leitos vagos. Das vagas disponíveis 14 delas são para adultos

Guilherme Gomes

11/03/2021 17h37

Foto: Breno Esaki/Agência Saúde

De acordo com a última atualização do InfoSaúde, feita às 16h11 desta quinta-feira (11), a taxa de ocupação nos leitos de UTI da rede pública de saúde está em 99,65%. Até o momento, a capital tem 12 leitos vagos nos hospitais públicos, 1 do tipo adulto, 4 neonatais e 7 pediátricos.

Já a rede privada de saúde tem 87,93% dos leitos ocupados e 40 leitos vagos. Das vagas disponíveis 39 delas são para adultos.

Nesta semana, passou-se de 5 mil vidas perdidas em decorrência da doença. Desde o início da pandemia, 311.098 pessoas já foram infectadas, e o boletim mais recente mostra que 14.588 casos estão ativos (isto é, estão transmitindo o vírus).

O problema é somado à lentidão da vacinação por conta das poucas doses recebidas. De todas as remessas que chegaram à capital, apenas a primeira passou dos 100 mil frascos, o que impossibilita a Secretaria de Saúde de acelerar a imunização. Atualmente, podem se vacinar apenas idosos com 74 anos ou mais, profissionais da linha de frente, indígenas e idosos de casas de longa permanência e seus cuidadores.

Medidas restritivas continuam

Perguntado pelo Jornal de Brasília se existe a possibilidade de medidas mais rigorosas com relação ao distanciamento social, como um lockdown total, o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), foi direto ao ponto: “não tenho conhecimento”.

Por meio do Instagram o Governo do Distrito Federal esclareceu que nenhuma medida restritiva mais radical foi decidida. Sobre as postagens em texto e áudio que surgiram nas redes sociais, o GDF informou que são notícias falsas que citam reuniões que não aconteceram e até decisões que sequer foram discutidas

Toque de recolher no DF

Por meio de um novo decreto, o governador Ibaneis Rocha (MDB), estabeleceu um toque de recolher das 22h às 05h em todo Distrito Federal. A nova medida restritiva vem após a superlotação em UTIs e o aumento de contaminações da Covid-19. A pena de multa para quem descumprir a restrição pode chegar a R$ 2.000,00.

O Decreto Nº 41.874, além de prorrogar o lockdown até 22/03, entrará em vigor às 22h do dia 8 de março de 2021 e vigorará até às 05h do dia 22 de março de 2021, podendo ser alterado ou prorrogado a juízo de conveniência e oportunidade do Governador

O documento afirma que o toque de recolher “não se aplica a servidores públicos, civis ou militares, a agentes de segurança privada e aos profissionais de saúde, que estiverem em serviço, bem como aos membros do Poder Judiciário, do Ministério Público, das Polícias Civil e Militar, do Corpo de Bombeiros, a advogados em diligência de cumprimento de alvarás de soltura, tampouco a representantes eleitos dos Poderes Legislativo e do Executivo, no âmbito federal ou distrital, desde que devidamente identificados.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado