Menu
Brasília

Covid-19: Taxa de transmissão no DF ultrapassa média de segurança da OMS

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS) o patamar de segurança na pandemia é de 1,0. Os dados da SES mostram um crescimento da taxa por sete dias consecutivos

Marcus Eduardo Pereira

20/05/2021 19h39

Foto: Miguel Schinchariol/AFP

O Boletim Epidemiológico, produzido pela Secretária de Saúde do Distrito Federal (SES-DF), divulgou um avanço para 1,02 na taxa de transmissão (Rt) do novo coronavírus. O número foi revelado nesta quinta-feira (20).

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS) o patamar de segurança na pandemia é de 1,0. Os dados da SES mostram um crescimento da taxa por sete dias consecutivos.

O chefe da Casa Civil do DF, Gustavo Rocha, afirmou em coletiva no Palácio do Buriti nesta quinta, que a taxa é um indicador importante, mas a tomada de decisão do governo sobre possíveis medidas de transmissão, deve seguir não só ao índice.

Segundo Rocha, as decisões de medidas restritivas devem levar em conta número de casos, óbitos e de leitos em UTIs disponíveis, entre outros.

Durante a coletiva, o chefe da Casa Civil pediu para a população continuar adotando as medidas sanitárias, como uso de máscara, álcool em gel e distanciamento social, na medida do possível.

Como funciona a Taxa de Transmissão

PAra entender como se mede a a Rt vamos supor que a taxa for de 0,9, isso significa que cada 100 pacientes infectados tendem a transmitir a doença para 90 pessoas. Na situação atual, o índice de 1,02, representa que cada 100 infectados contaminam 102 indivíduos.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado