Menu
Brasília

Covid: 10 mil pessoas não tomaram a vacina neste final de semana

Segundo os chefes, é necessário que essas pessoas tomem o reforço para que não se perca as primeiras doses aplicadas

Geovanna Bispo

12/07/2021 16h51

Breno Esaki/Agência Saúde

Os secretários da Casa Civil, Gustavo Rocha, e da Saúde, Osnei Okumoto, informaram que 10 mil das 11 mil pessoas esperadas para o reforço da imunização contra a covid-19 neste final de semana não se apresentaram nos postos. O sábado e o domingo eram dias exclusivos para a aplicação das segundas doses e vacinação de professores. Segundo os chefes, é necessário que essas pessoas tomem o reforço para que não se perca as primeiras doses aplicadas. Dessa forma, as vacinas ainda ficarão guardadas.

Rocha ainda afirmou que, após diversas conversas com o Ministério da Saúde, o envio de imunizantes contra a covid-19 será reorganizado, de forma a encaminhar mais vacinas nas próximas demandas. Segundo Rocha, mais doses devem chegar ainda nesta sexta-feira (16), o que fará com que na semana que vem a idade do grupo de imunização abaixe até três anos.

Okumoto, esse déficit no número de vacinas enviadas se devia pela desatualização nos dados que a Saúde tinha sobre a população do Distrito Federal. Além disso, a pasta também não estava contando com o alto número de pessoas que iriam se vacinar em outros estados.

De acordo com o Boletim Informativo de Vacinação contra a covid-19 da última sexta-feira (09), 123.794 primeiras e 47.862 segundas doses foram aplicadas em pessoas que não moravam no Distrito Federal. Desses dados, 44% das primeiras e 46% das segundas doses foram para morados do Entorno e Goiás.

Okumoto ainda informou que no sábado (10) o número de agendamentos para imunização de pessoas com 41 anos bateu recorde, com 40 mil marcações. O agendamento começou ainda no sábado, às 10h, e a vacinação já começou nesta segunda.

Também nesta segunda, a secretaria de Saúde decidiu reduzir o intervalo entre as aplicações das vacinas da AstraZeneca e Pfizer. O comitê local de vacinação ainda irá se reunir para decidir os detalhes da mudança, mas ao menos sete estados também irão aderir à alteração. Segundo a pasta, o replanejamento é motivado pelo avanço da variante Delta no país.

Ainda nesta segunda, mais de mil profissionais que atuam na linha de frente da limpeza urbana da capital foram vacinados. Os nomes dos garis foram repassados em uma lista pelo Serviço de Limpeza Urbana (SLU) e todo o grupo deve ser vacinado até quarta-feira (14).

Atualização

O chefe da Casa Civil informou que, em comparação com a segunda-feira passada (05), o número de mortes por covid-19 caiu cerca de 32,43% nesta segunda (12), quando dois óbitos foram registrados em 24 horas. Além desse dado, Rocha ainda afirmou que o número de casos caíram 18,9%.

Atualmente, existem 6.503 casos ativos de covid-19. Em pior momento, segundo Rocha, haviam cerca de 16 mil casos ativos. Desses seis mil, 12 pessoas aguardam os resultados dos exames de confirmação para serem internados nos 45 leitos vagos das Unidades de Tratamento Intensivos (UTIs).

O Índice de Transmissibilidade está estável, se mantendo em 0,91. Vale lembrar que, acima de 1, a taxa indica que a pandemia está tendendo a avanças. Em momento mais crítico da pandemia, o índice chegou a 1,38.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado