Menu
Brasília

Coronavírus: GDF orienta estabelecimentos quanto aos cuidados para prevenção

A Subsecretaria do Sistema de Defesa Civil juntamente com a Secretaria de Segurança Pública (SSP/DF) iniciaram as vistorias nos estabelecimentos com grande circulação de pessoas

Redação Jornal de Brasília

13/03/2020 17h44

A Subsecretaria do Sistema de Defesa Civil juntamente com a Secretaria de Segurança Pública (SSP/DF) iniciaram as vistorias nos estabelecimentos com grande circulação de pessoas como boates, shoppings e asilos. A medida tem o objetivo de dar indicações sobre a prevenção do coronavírus. Inicialmente, 68 espaços foram escolhidos para receberem a visita da equipe técnica. Vale lembrar que o número de locais poderá ser maior. 

“Já vistoriamos 13 estabelecimentos desde o início dos trabalhos. Não há intenção de interdição, mas de constatação e orientação quanto à prevenção. O objetivo é verificar se estão sendo oferecidos os itens básicos de higiene necessários, como álcool em gel e sabão em banheiros”, explicou o subsecretário da Defesa Civil, Sérgio Bezerra.

De acordo com o subsecretário, os asilos foram escolhidos por abrigarem o público que tem maior letalidade nos casos de contaminação – os idosos. Ao se deparar com uma situação de descumprimento das orientações, o agente fará a orientação quanto a forma correta de funcionamento do local”, finalizou Bezerra.

Na rotina de trabalho, alguns procedimentos já haviam sido adotados pelos servidores da Subsecretaria, como cumprimentos pessoais com os punhos e distribuição de álcool em gel no local de trabalho e em viaturas. A participação em palestras, seminários, cursos e encontros coletivos foram suspensos por 30 dias, a não ser aqueles emergenciais ou convocados por outras instituições.

Medidas de emergência

Esta é mais uma medida do Governo do Distrito Federal para evitar a disseminação da patologia. Nesta semana, o GDF publicou um decreto que suspende aulas e eventos que reúnam mais cem pessoas. A medida foi necessária para resguardar a população do Distrito Federal por conta da disseminação do novo coronavírus, que atingiu vários países e foi classificada como uma pandemia pela Organização Nacional de Sáude (OMS). Por conta da medida, eventos foram suspensos ou cancelados.

Os eventos que estavam cadastrados no Núcleo de Eventos da SSP/DF – ao todo 142 – foram informados, por meio de documento, sobre a inviabilidade da realização do evento, por força do decreto.

Militares do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal participaram de curso promovido pela Secretaria de Saúde – o I Curso de Atualização em Coronavírus (Covid-19). O objetivo foi atualizar as equipes de atendimento pré-hospitalar quanto aos dados da doença, além de lembrar as medidas de prevenção e controle, com orientações para o uso racional dos equipamentos de proteção individual (EPIs).

A Polícia Militar do Distrito Federal adotou cuidados básicos de higiene e assepsia como parte do protocolo em abordagens policiais, tendo em vista os perigos a que as equipes estão expostas todos os dias, em trabalhos nas ruas. Os policiais são orientados a utilizar luvas em abordagens pessoais e a realizar assepsia das mãos com álcool em gel.

Já a Polícia Civil do Distrito Federal, por meio do departamento médico da instituição, está acompanhando atentamente a situação e avaliando se haverá alguma mudança nos atendimentos. Materiais, como álcool, máscaras e luvas estão sendo distribuídos aos servidores e está em andamento o processo para aquisição de mais produtos.

Com informações da Agência Brasília 

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado